terça-feira, 30 de abril de 2019

Opinião "A Ilha do Dr Moreau", HG Wells

Sinopse

"Em 1887, o navio Lady Vain naufraga no Pacífico. À deriva e sem esperanças de sobreviver em alto mar, Charles Prendick é resgatado por um navio, chefiado pelo doutor Montgomery, com uma missão invulgar: levar algumas espécies de animais selvagens para uma pequena ilha do Pacífico. Ainda debilitado, Prendick é obrigado a desembarcar na ilha, onde conhece a estranha figura do Dr Moreau, um cientista que, exilado em consequência de controversas pesquisas em Inglaterra, realiza experiências macabras com animais."

Opinião

Quando resolvi ler este clássico, após me ter deparado com uma edição a bom preço numa pilha de livros usados, não imaginava que seria tão complicado escrever uma opinião sobre ele. Já a tenho em atraso há alguns meses, e a verdade é que continuo a encontrar apenas uma palavra para o descrever: bizarro!

É narrado sob a perspectiva de Charles Prendick, um náufrago que é recolhido por uma embarcação e acaba por ser aceite numa ilha onde o misterioso Dr Moreau conduz experiências, tentando humanizar animais selvagens. Sem meios para deixar a ilha, Prendick vai aos poucos levantando o véu sobre os métodos pouco ortodoxos e resultados grotescos do cientista, enquanto tenta manter-se em segurança num local cheio de perigos.

E sim, é tão estranho como parece.

Porém, é notória a parábola por detrás da narrativa. Dr Moreau faz ciência sem ética, indiferente ao sofrimento que impõe e sem olhar às implicações para a humanidade. Por fim, sofre o único desfecho possível. Sendo uma obra que foi escrita em 1896, profetizou muitas das questões que se vieram a colocar em anos posteriores, com a Bioética e a procura de fazer ciência de forma responsável. É extremamente vanguardista para a sua época, e interessante por isso mesmo.

Na sua bizarria, tornou-se um marco da ficção científica, e será sempre intemporal!


2 comentários :

  1. Olá!

    Em primeiro lugar, estou a adorar o vosso blogue! Vou começar a seguir regularmente :D
    Agora sobre o livro do H. G. Wells. Percebo quando dizes que há livros que nos são difíceis opinar. Acontece-me muitas vezes acabar de ler um livro e precisar de algumas semanas para perceber o que realmente quero dizer sobre o livro.
    Deste autor li "A Máquina do Tempo". Adorei. Mas mais do que gostar da história, gostei da forma como ele consegue perceber o ser humano e escrever sobre o futuro de uma forma tão realista (e tão profética, como tu dizes).
    Gostei muito da tua opinião!

    Beijinhos e boas leituras

    https://omeurefugioeeu.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Olá Raquel!

    Obrigada! De facto há leituras tão únicas, que só se enquadram na sua própria categoria e nos põem mesmo a pensar. Fiquei com vontade de ler mais títulos de H G Wells, talvez esse venha a ser o próximo!

    Vamos espreitar também esse refúgio :D

    Boas viagens!

    Bloguinhas

    ResponderEliminar