sexta-feira, 26 de abril de 2019

Opinião “O Meu Coração Entre Dois Mundos”, Jojo Moyes

Sinopse:

“Quando Lou Clark chega a Nova Iorque está convencida de que vai conseguir recomeçar uma nova vida e sente-se confiante para enfrentar todos os desafios, apesar dos milhares de quilómetros que a separam de Sam. Lou está determinada a aproveitar o mais possível a situação em que se encontra – vive e trabalha em Manhattan para uma família super-rica e vê-se inserida na alta sociedade nova-iorquina. E é assim que conhece Joshua Ryan, um homem que lhe traz recordações do passado. Em breve, Lou ver-se-á perturbada por aquele encontro, o que a leva a questionar-se sobre quem é a verdadeira Lou Clark e como poderá reconciliar as duas partes de um coração separado por um oceano. Jojo Moyes dá vida, uma vez mais, a Lou Clark – a personagem de Viver depois de ti e Viver sem ti -, através de uma história que nos fala de lealdade, escolhas e, sobretudo, esperança.”


Opinião:

Apesar da velocidade de leitura já não ser a mesma de antigamente, o gosto pela mesma mantém-se. E a melhor forma de persuasão para comprar/ler um livro é colocarem à nossa frente um título/um autor de quem gostamos muito e que não conseguimos resistir independentemente do dia e se está ou não em promoção.

Para quem não sabe, “O Meu Coração Entre Dois Mundos” é a continuação de “Viver sem ti”, do qual podem ler a opinião aqui. E como em qualquer continuação, existem expectativas criadas e esse é sempre o maior desafio – superá-las. Infelizmente, sinto que a continuação era desnecessária, no entanto, foi um livro que cumpriu a sua função.

A minha opinião é semelhante à do segundo livro: são histórias que poderiam ser escritas independentemente do livro inicial, mas com as mesmas personagens. É certo que não haverá história de amor como a de Louisa Clark e Will Traynor, é certo que Louisa Clark poderia encontrar um novo amor, mas para quê fazer Louisa Clark duvidar disso? As dúvidas fazem parte do nosso passado, presente e futuro, mas depois de tudo o que Lou passou porque não deixá-la ser feliz? :)

Mas, ultrapassando esta revolta interior com tudo o que fizemos a personagem principal para ter uma história, e racionalmente falando, as dúvidas fazem parte de nós, nos livros e na vida real. E as decisões que tomamos têm as suas consequências. Tudo começa quando Lou Clark decide ir trabalhar para Nova Iorque, convencida de que é capaz de enfrentar todos os desafios, apesar dos milhares de quilómetros que a separam de Sam. E é com esta decisão que a sua vida dá uma volta de 180º. Não somos super-heróis e, acima de tudo, não há nada que substitua o “estar perto” de alguém.

Como é habitual em mim, não vou revelar pormenores da história, deixo aos curiosos o prazer de se levarem mais uma vez por uma história de Jojo Moyes, repleta de lições de vida e emoções a que não conseguimos ficar indiferentes. Apesar de não ter sido novamente aquilo que eu esperava, tinha de acompanhar Louisa Clark até ao fim, nos bons e nos maus momentos :).

Sem comentários :

Enviar um comentário