sábado, 25 de maio de 2019

Opinião "Harry Potter e os Talismãs da Morte", J. K. Rowling

Sinopse 


“É neste sétimo volume que Harry Potter irá travar a mais negra e perigosa batalha da sua vida. Dumbledore reservou-lhe uma missão quase impossível - encontrar e destruir os Horcruxes de Voldemort... Nunca, em toda a sua longa série de aventuras, o jovem feiticeiro mais famoso do mundo se sentiu tão só e perante um futuro tão sombrio. Chegou o momento do confronto final - Harry Potter e Lord Voldemort... nenhum pode viver enquanto o outro sobreviver... um dos dois está prestes a acabar para sempre... Os seus destinos estão misteriosamente entrelaçados, mas apenas um sobreviverá... 

Numa atmosfera apoteótica e vibrante, Rowling desvenda-nos, por fim, os segredos mais bem guardados do universo fantástico de Harry Potter e deixa-nos envoltos, talvez para sempre, na sua poderosa magia. Este sétimo volume tem sido considerado pelo público e pela crítica como o melhor de toda a série de Harry Potter.” 


Opinião 

É com um misto de alegria e nostalgia, pincelados por uns laivos de tristeza, que coloquei Harry Potter e os Talismãs da Morte junto aos livros que o precederam dando por terminada esta Aventura! 

Ao contrário das outras Bloguinhas, só comecei a ler a saga Harry Potter na faculdade e, portanto, na idade adulta. Não obstante, vi nascer em mim os mesmos sentimentos que vi-a nelas sempre que as nossas discussões literárias caiam sobre o Rapaz Que Sobreviveu. Passei a vislumbrar nelas e em mim o desejo de que a minha carta se tivesse extraviado e viesse a chegar a qualquer momento, e os nossos olhos brilhavam, como demais acontece a qualquer potterhead, sempre que o tema das nossas conversas recaía magicamente sobre estes encantados livros. 

A construção detalhada de um universo ricamente floreado aliada a um conjunto de personagens cativantes e com densidade psicológica faz com que estes livros emanem uma capacidade de nos fazerem companhia ao longo do tempo como amigos, grandes amigos. 

J. K. Rowling, além dos mantos inspirados em trajes académicos e detalhes arquiteturais relembrando a Livraria Lello, pôs nos seus livros algo ainda mais Português, a Saudade. E assim mais do que páginas recheadas de peripécias numa escola de magia, mais do que uma batalha constante do bem contra o mal, a saga Harry Potter é um abraço, é o triunfo da amizade e do amor, uma ode à coragem, ao sacrifício e ao luto. O sentimento de perda que percorre as páginas desta saga, às vezes quase como uma fantasmagórica personagem, confere uma profundidade narrativa pouco usual na grande maioria dos livros destinados a uma faixa etária semelhante à que Harry Potter se endereça. 

Harry Potter e os Talismãs da Morte foi, talvez, o meu livro preferido dos sete, pelo movimento, pela acção constante, pelo perigo eminente, pelo mistério e pelo desvendar desse mistério. Harry, Ron e Hermione juntamente com os seus fiéis amigos procuraram, neste capítulo final, os objectos necessários para conseguir derrotar Voldemort. Resumir numa frase este último volume parece algo um pouco redutor, na medida em que a cada página a aura de uma batalha épica se avizinhava e os protagonistas superavam dificuldades inimagináveis, lutando muitas vezes contra eles mesmos, contra as suas dúvidas e defeitos, o que nos faz sentir uma íntima proximidade com eles, por serem tão reais, por nos fazerem chorar e rir genuinamente, por não serem perfeitos. 



Talvez pela altura em que li esta história me tenha apercebido de falhas minor de argumento, quase desculpáveis ou pelo menos irrelevantes, no entanto, fiquei francamente decepcionada com uma das personagens principais que até então se ia redimindo e cujos pecados eu misericordiosamente fui desculpando e enquadrando como erros cometidos nos loucos anos da insensata juventude. Porém, no derradeiro final, um conjunto de palavras infelizes deitou por terra grande parte da minha simpatia por esse personagem, existindo, porém, em mim uma vontade de o absolver e acreditar que ele saberia que no fim tudo poderia dar certo. 

Li o último volume, Harry Potter e os Talismãs da Morte, a uma velocidade apenas equiparada àquela com que li o primeiro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, mas confesso que na proximidade do final fui tomada por uma lentidão semi-voluntária porque não queria que o fim chegasse, não queria despedir-me dos amigos que de repente se haviam tornado próximos, mas ao mesmo tempo queria ter a certeza que todos ficariam bem. 

Quanto à escrita de J. K. Rowling nada há a apontar, simples e clara, rica no conteúdo, não aborrece e avança no passo certo, talvez os últimos capítulos tenham sido menos claros do que eu gostaria. Pioneira na literatura fantástica ou pelo menos dando a esta outra visibilidade abriu as portas a outros projectos que foram surgiram a uma vertiginosa velocidade desde então, no entanto, na minha perspectiva, não alcançando tanto público e não o apaixonando na mesma ordem de grandeza. 

Quem passou horas a percorrer os corredores de Hogwarts sabe que as páginas desta saga têm, na verdade, poderes mágicos: aquecem o coração naqueles dias em que parece que tudo está errado, naqueles dias em que suspeitamos ter um Dementor no nosso encalço ansioso por nos beijar, abraçam aqueles que nas segundas-feiras chuvosas só queriam estar enroladinhos num manto na Toca a comer um delicioso manjar preparado por Mrs. Wesley, e fazem-nos rir sempre que nos refastelamos na relva verdejante ao sol, imaginando no nosso pensamento que estamos nos jardins do castelo… claro que está tudo a acontecer na nossa mente. Mas por que razão há-de isso significar que não é real?




2 comentários :

  1. Gostei tanto da opinião!!!!!
    Eu comecei a ler Harry Potter aos 9 anos de idade, por isso faço parte daquele grupo de leitores que não consegue falar do seu amor pelos livros sem falar desta saga. Como a saga acompanhou o meu crescimento enquanto pessoa e enquanto leitora, acho muito giro ver opiniões de pessoas que leram os livros já na fase adulta. Apenas demonstra que são livros intemporais e para todas as ideias!!
    Ler a tua opinião deu-me vontade de ir a correr pegar nos livros e voltar a ler a saga completa! :p

    Beijinhos e boas leituras!

    https://omeurefugioeeu.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel,
      Ainda bem que gostaste, foi uma opinião escrita com muito carinho e que veio no fundo fechar um ciclo!
      De facto, acredito que Harry Potter é uma saga intemporal e quem não leu vai muito a tempo, a perspectiva pode ser diferente mas a Magia é a mesma!
      Uma óptima ideia reler a saga :D Diverte-te!

      Boas viagens,
      Tomé

      Eliminar