segunda-feira, 13 de maio de 2019

Opinião "O Moinho Maldito", Ana Nunes

Sinopse

“Começaram as férias. Os 4 amigos voltam a encontrar-se em Sesimbra. Uma artesã francesa compra um moinho - dizem estar amaldiçoado! -, para lhe servir de ateliê e restaurar umas peças valiosíssimas pertencentes a uma coleção privada.

Pouco tempo depois, o jornal local anuncia o desaparecimento de alguns desses tesouros da Casa de Calhariz. Quem os roubou? Será que a maldição do moinho está relacionada com o que aconteceu? Os 4 Quadrantes e o Sam decidem investigar.”


Opinião

O volume mais recente das peripécias dos 4 Quadrantes leva-nos de regresso à zona de Sesimbra, palco da primeira história, reunindo novamente os quatro amigos na Casa da Cinco Pedras para mais umas férias escolares. Depois de três aventuras juntos (com opiniões aqui, aqui e aqui), encontram-se para mais sarilhos e corajosas investigações.

À semelhança dos livros anteriores, o grupo conhece novas personagens, como as francesas mademoiselle Louise e demoiselle Mireille, que vêm restaurar obras de arte na região. Depois de um roubo reportado no jornal, os jovens não resistem à tentação de investigar. A aventura cruza-se no seu caminho, e mais uma vez os criminosos sem escrúpulos subestimam as capacidades dos pequenos detectives.

De todos os volumes, senti que este foi aquele em que a acção se desenrolava de forma mais apressada, com personagens interessantes que facilmente ficaram esquecidas (como Bárbara ou o empreiteiro – a que se deveu o episódio presenciado pelos rapazes?). Com mais alguns capítulos talvez estes arcos de história pudessem ter sido mais bem explorados, o que também teria contribuído para o suspenseda obra. Também o final foi abrupto, sendo que esperava algumas linhas para dizer um “até às próximas férias!” a Ema, Constança, Vicente, Lucas (e Sam, claro!).

Porém, e tal como os seus antecessores, é um livro muitíssimo bem escrito, com um vocabulário variado e explicaçóes sobre alguns termos mais desconhecidos, o que é uma lufada de ar fresco e particularmente importante dado o público-alvo.

Depois de duas aventuras noutros pontos do país, foi um bom regresso a “casa” para os 4 Quadrantes. As Bloguinhas deixam o seu agradecimento a Ana Nunes, que como sempre nos cedeu uma cópia com a maior generosidade e simpatia. Contamos ter a oportunidade de ler um próximo tomo da colecção em breve!


Sem comentários :

Enviar um comentário