segunda-feira, 6 de abril de 2020

Opinião "Lupus in Fabula", Marco Mattos


Lupus in fabulaSinopse


Nada andava muito bem na vida de Karim. Depois de uma noite de balada, brigas, bebedeira e perdas no pôquer, ele volta pra casa, coloca algumas roupas na mala, o passaporte no bolso e pega a Marginal Tietê, rumo ao aeroporto. No transito escolhe o destino: Montevidéu.

Sonhador mas realista, destemido e apostador, Karim, o Lobo na Fábula, enfrenta, uma a uma, as complicações que a vida lhe impõe.


Opinião


Começo por agradecer ao escritor Marco Mattos por me ter enviado Lupus in Fabula, a sua obra publicada pela editora Chiado Books.

Lupus in Fabula é um livro diferente que se lê de uma assentada. Conta-nos a história de Karim, um fracasso em forma de homem. Não consegui simpatizar muito com o protagonista, se por um lado me parecia ser um homem inconformado e que gostaria que a meritocracia fosse lei, por outro lado, e a maior parte do tempo, parecia-me alguém que se considerava a última bolacha do pacote, alguém perdido, não conseguindo por isso manter um emprego, um relacionamento ou a estabilidade financeira que tanto almejava.

É verdade que Karim nunca desistiu e sempre se mostrou resiliente na busca pela sua sobrevivência e penso que o autor queria chamar a atenção para este aspecto. Qualquer um de nós poderia ser o Karim, a verdade é que nem sempre somos as pessoas de sucesso que achamos ver reflectidas no espelho.

A dada altura o narrador revela a sua identidade e explica-nos o motivo de nos dar a conhecer este azarado homem, é um capítulo curioso. O narrador gosta de Karim por ele viver livremente e ter chegado à conclusão que somos todos escravos, num mundo em que o livre arbítrio é uma ilusão e a nossa busca por objetivos mundanos é o nosso cárcere. Pessoalmente, percebo este conceito e aceito-o, não fosse eu muito adepta do absurdismo de Camus, mas ao mesmo tempo sou fiel ao meus sonhos e quero que se concretizem e não acho que sejam vãos, não deixo, no entanto, de ter em mente que não constituem o grande sentido da vida.

Este é um livro de crítica social, com laivos de ensaio filosófico, mas inclui demasiadas explicações que poderiam ter sido deixadas ao critério do leitor. Karim não foi uma personagem muito consistente tanto se mostrava um trabalhador esforçado, como um homem explosivo e sem medo de abandonar tudo por dois minutos de liberdade apenas para voltar ao poço da sua existência. Talvez estas incongruências mostrem a sua dificuldade ao tentar perceber qual o sentido da vida, preso entre as convenções sociais e a sua vontade de ser verdadeiramente livre.

Lupus in Fabula é uma leitura fácil, mas que nos faz reflectir. Se “a vida é um grande nada” o que devemos procurar?



“O vencedor será aquele que melhor souber lidar com as próprias emoções e imperfeições.”
 




Sem comentários :

Enviar um comentário