terça-feira, 7 de abril de 2020

Opinião "Mago - Aprendiz", Raymond E. Feist


Sinopse 

"Na fronteira do Reino das Ilhas existe uma vila tranquila chamada Crydee. É lá que vive Pug, um órfão franzino que sonha ser um guerreiro destemido ao serviço do rei. Mas a vida dá voltas e Pug torna-se aprendiz do misterioso mago Kulgan. Nesse dia, o destino de dois mundos altera-se para sempre. Com a sua coragem, Pug conquista um lugar na corte e no coração de uma princesa, mas subitamente a paz do reino é desfeita por misteriosos inimigos que devastam cidade após cidade. É então arrastado para o conflito e, sem saber, inicia uma odisseia pelo desconhecido: terá de dominar os poderes inimagináveis de uma nova e estranha forma de magia… ou morrer. Mago: Aprendiz é uma aventura sem igual, uma viagem por reinos distantes e ilhas misteriosas, onde conhecemos culturas exóticas, aprendemos a amar e descobrimos o verdadeiro valor da amizade. E, no fim, tudo será decidido na derradeira batalha entre as forças da Ordem e do Caos."


Opinião: 

Quando peguei no livro Mago - Aprendiz, o primeiro da série Mago, de Raymond E. Feist, excepto saber que se tratava de um livro de fantasia não sabia bem com o que contar. Mas rapidamente a leitura me prendeu. O autor começa por nos apresentar o mundo e as personagens, à medida que estas vão aparecendo, o que facilita muito a compreensão de todo este novo universo que estamos a descobrir. Ficamos a conhecer Pug e Thomas, dois grandes amigos que quando chegam aos 13 anos são selecionados para aprendizes nos novos ofícios pelos seus mestres. 

No entanto, a vida dos dois jovens muda quando uma nova população entra em guerra com o Reino. A partir daqui as peças de xadrez começam a mover-se e nada nunca mais será igual. Surgem novas amizades, mas as histórias de amor passam para segundo plano. É necessário assegurar a sobrevivência, mas nem tudo no Reino ajuda e há desafios e magias nunca antes vistas. Ao longo da narrativa, somos confrontados com o que seriamos capazes de sacrificar para ajudar o nosso povo. 

A partir do meio do livro, a história começa a desenvolver-se de forma mais acelerada e com alguns saltos temporais, o que faz parecer que às vezes falta qualquer coisa, mas a verdade é que tudo o que precisamos de saber está lá. A escrita é muito fluida e o mistério envolvente só nos faz querer continuar para saber o que realmente se está a passar neste universo. 

Em suma, a leitura desta saga é obrigatória para os fãs de fantasia que não darão o seu tempo por perdido.



Sem comentários :

Enviar um comentário