domingo, 19 de abril de 2020

Opinião "Um Casamento Feliz", Andrew Klavan

Sinopse

22006854
O psiquiatra Cat Bradley tem uma vida feliz: é um homem decente e íntegro, amado pelos filhos, respeitado pelos pacientes e com um sólido casamento de quinze anos com a mulher que ama. Até que uma noite um problemático adolescente chamado Peter Blue entra numa viagem de loucura que mudará para sempre a vida do médico. Depois de uma acesa discussão com a sua namorada, Peter incendeia a igreja local e aponta uma arma ao polícia da cidade, um homem que não perdoa nem esquece. Ao enfrentar a prisão seguido de um forte sentimento de desespero, Peter é enviado a Cal para tratamento, numa última tentativa de salvação. Para Cal é o princípio de uma viagem ao mundo do medo, decepção e crime. Mas bizarramente, Cal descobre em Peter uma mente extraordinária, quase visionária, que o leva a questionar a sua própria vida, vendo-se obrigado a escolher entre aquilo em que acredita profundamente e aquilo que mais ama. Um thriller psicológico, bestseller nos EUA de um autor reconhecido e premiado, agora traduzido pela Presença. 

Opinião


Adquiri Um Casamento Feliz por impulso numa campanha da Editorial Presença que aconteceu há uns anos, se não estou em erro, apenas era solicitado o pagamento de portes nos livros incluídos na promoção. Resolvi lê-lo agora para participar no desafio #thrillernocoelho da Mulher que Ama Livros e da The little Angie, e foi uma leitura que me surpreendeu bastante.

Cal Bradley, um psiquiatra respeitado no seio da sua pacata comunidade, pai de família e marido devoto, conta-nos na primeira pessoa a sua história, começando por dizer “Se a amasse menos, talvez não tivesse havido crime”. Assim, desde início ficamos na expectativa de saber a que crime se refere o nosso protagonista e avançamos na leitura envoltos numa aura de tensão e magnetismo.

A perfeição da vida de Cal é abalada quando começa a tratar Peter Blue, um adolescente problemático, marginal, mas ao mesmo tempo sensível e sensitivo, espiritual, cativante e enigmático. A história de ambos cruza-se quase como por coincidência, e é através desta ligação algo bizarra que Cal percebe que o seu casamento possa não ser tão perfeito como sempre o viu. E perguntam vocês como pode o tratamento de um doente desvendar segredos da vida do psiquiatra? E de que crime estaria ele a falar? Bem, são questões que me fizeram devorar este livro, e nunca havia lido nada com um ambiente parecido.

Cal enquanto psiquiatra tenta analisar tudo friamente mas apercebe-se que é toldado pelos seus sentimentos, percebendo a verdade tarde demais.

Este é um livro sobre pessoas, o meu género preferido de livros, e faz-nos pensar se conhecemos realmente aqueles que amamos e a nós próprios, e se os amaríamos de igual forma se os conhecêssemos verdadeiramente e do que seríamos capazes para os proteger.

Um Casamento Feliz é um thriller psicológico que nos prende desde a primeira página. Suspense e mistério. Segredos e confissões. O peso da verdade e a felicidade de conseguir esquecê-la. 

Podem ler a opinião da bloguinha Sofia Aqui.



Sem comentários :

Enviar um comentário