sábado, 17 de outubro de 2020

Opinião “O Tempo nos Teus Olhos”, José Rodrigues

Sinopse:

O coração é maior que a perda, porque a vida é maior que a dor, e a saudade e a felicidade não têm limites, nem tabelas, nem distâncias..."

Uns dias antes de comemorar as bodas de ouro, a tragédia bate à porta de Manuel, com a morte da mulher da sua vida. As filhas, Helena e Luísa, há muito longe de casa, insistem que o futuro do pai passe pelo lar de idosos da vila mais próxima. Na casa de Manuel, sucedem-se as reuniões familiares e as desavenças que o martirizam. Entre elas, valem as visitas carinhosas do filho mais novo e da neta, cúmplices da sua autonomia e capacidade de decisão, bem como a presença constante de Nicolau, o gato, companheiro fiel e atento ouvinte dos longos desabafos do septuagenário. A solidão crescente e o agravamento de alguns problemas de saúde fazem com que Manuel ceda, mas apenas temporariamente, às pretensões das filhas. Surpreendentemente, aquilo que seria o fim transforma-se no início de uma grande etapa na sua vida, entre novos sentimentos, novas pessoas e novos lugares. Na sua jornada de redescoberta da felicidade, Manuel muda completamente a vida de todos os que o rodeiam...” 


Opinião:

Fui atraída para a leitura desta obra devido ao seu impacto na blogosfera e ao aperceber-me de críticas muito positivas. Sendo a obra escrita por um autor português tornou-se imperativa a sua leitura e, como já sabem, ler livros originalmente escritos em português tem para mim um sabor muito especial. 

O Tempo nos Teus Olhos é uma leitura suave, delicada e agradável. José Rodrigues leva-nos página a página com a sua escrita fluída, nunca maçando o leitor. Em paralelo, vemos também fotografias de Sara Augusto que nos permitem acompanhar mais de perto a realidade que nos vai sendo transmitida. 

A história desenrola-se em torno de Manuel, um velhinho cuja esposa acabou de falecer. Para quem não sabe, este é um tema que me toca bastante. Não só consiste na minha realidade diária, como se trata de um faixa etária pela qual nutro um carinho muito especial. Na verdade, envelhecer pode ser algo muito triste. 

E ao longo da obra acompanhamos tudo o que acontece a Manuel após este evento marcante, como é que ele segue a sua vida, o impacto da morte da esposa nos seus filhos e também nos seus netos. Apercebemos-nos de que a forma como cada um lida com determinada situação é muito variável. Mas nada melhor do que ler a obra para descobrir a forma como cada uma das personagens lidou com Manuel nesta fase tão difícil da sua vida.
Apesar de ter sido uma leitura agradável, a verdade é que ficou aquém das minhas expectativas. Senti que não me trouxe nada de novo, que não me arrebatou o coração como esperava. No entanto, considero que a obra ganha essencialmente com o tema. 

Não podemos esquecer que estamos todos a envelhecer :), devagarinho e que um dia esta será a nossa realidade. 

É um livro que, apesar de não me ter conquistado, recomendo, principalmente a quem não contacta tanto com esta realidade, esperando que faça diferença na forma de pensar e lidar com a mesma.


Sem comentários :

Enviar um comentário