terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Opinião "Mago - As Trevas de Sethanon", Raymond E. Feist

Sinopse:

"O formidável e último volume de A Saga do Mago. 

Ventos malignos sopram sobre Midkemia. As legiões negras ergueram-se para esmagar o Reino das Ilhas e escravizá-lo com o terrível poder de sua magia. A batalha final entre a Ordem e o Caos está prestes a começar nas ruínas de uma cidade chamada Sethanon. Agora Pug, o mestre conhecido por Milamber, terá à sua frente a incrível e perigosa missão de viajar até a aurora do tempo e lidar com um antigo e temível inimigo. O destino de mil mundos dependerá apenas dele. Enquanto o Príncipe Arutha e os seus companheiros reúnem as suas hostes para a batalha final contra um misterioso demónio ancestral, o temido necromante Macros, o Negro, libertou mais uma vez a sua magia negra. O destino de dois mundos será decidido numa luta colossal sob as muralhas de Sethanon, quando são restaurados os laços entre Kelewan e Midkemia.
 

Opinião:

As trevas de Sethanon é o quarto e último livro da saga O Mago e começa onde o terceiro tinha acabado. Um grande poder ameaça o mundo e os nossos heróis têm que descobrir quem é o responsável por esta ameaça e uma forma de o travar. Os nossos protagonistas têm uma vez mais que unir esforços para parar as trevas que se aproximam.

Arutha, Martin, Laurie e Jimmy juntam-se para conseguir reunir um exército para se defenderem do Reino dos Inimigos que marcham na sua direcção com o objectivo de matarem o Príncipe. Por outro lado, há magias negras a despontar e contra elas serão necessários mais do que simples humanos. Para isso, Pug e Tomas, os principais protagonistas dos dois primeiros livros da saga, reúnem-se para uma descoberta que os vai levar a perceber o que se passou em tempos longínquos e como se formou o mundo de Midkemia. 

Robert E. Feist consegue dar-nos uma lição da história deste universo criado por ele sem se tornar enfadonho. Ao longo do livro vão sendo descobertos segredos e povos que se imaginavam extintos e é-nos desvendado as origens e destinos de diversos povos. 

Este é um livro onde a magia tem uma influência maior que nos livros anteriores. E finalmente vemos o fechar do círculo que foi sendo construído ao longo dos primeiros livros. Vemos como Macros, um misterioso mago, influenciou a vida dos jovens Pug e Tomas sem eles saberem e que os levou para um destino nunca por eles imaginado. 

Em suma, é uma leitura fantástica que merece ser lida e relida. Brevemente voltarei ao mundo de Midkemia, agora para a saga Os Filhos de Krondor.


Sem comentários :

Enviar um comentário