domingo, 20 de dezembro de 2020

Opinião " Tua até ao Amanhecer, Teresa Medeiros

55829276. sy475

Sinopse

"Alguns segredos…

E alguns prazeres…

Exploram-se melhor no escuro.

Quando Samantha Wickersham chega à propriedade de Fairchild Park decidida a oferecer os seus serviços como enfermeira de Gabriel Fairchild, o conde de Sheffield, ninguém acredita que ela vá aguentar mais do que um dia. A sua tarefa é hercúlea: Gabriel, antes um jovem e atraente oficial da Marinha venerado por todas as mulheres da alta sociedade londrina, é agora um homem destroçado. Fragmentos de uma bomba deixaram-no cego na batalha de Trafalgar, e desde então isolou-se de um mundo que não é capaz de lhe oferecer mais do que uma dolorosa compaixão.

Samantha está determinada a cumprir o seu dever, mas Gabriel revela-se um homem arrogante, intransigente e mal-humorado. Porém, por detrás da capa sob a qual ele se esconde, Samantha consegue ver o homem sedutor e sentimental que ainda vive dentro dele; um homem que não precisa de visão para deixar uma mulher perdidamente apaixonada.

Trava-se um duelo de vontades quando Samantha tenta fazer com que o seu paciente recupere o orgulho e a alegria de viver. Mas ninguém suspeita de que ela guarda o seu próprio segredo. Um segredo mais sombrio e profundo do que a escuridão em que vive Gabriel."

Opinião

Os romances de época são ainda uma novidade nas minhas estantes, e por isso ainda não me decidi se gosto ou não deste género literário ou se ainda não encontrei um livro que me fizesse ficar apaixonada. A verdade é que os romances de época que li conseguiram entreter-me e arrancar-me sorrisos.

Tua até ao Amanhecer, de Teresa Medeiros, despertou a minha curiosidade pela sua sinopse e pelas óptimas críticas que tenho lido.

Samantha Wickersham é-nos apresentada como uma jovem enfermeira que ofereceu os seus serviços para cuidar de Gabriel Fairchild, o conde de Sheffield, que antes era um cobiçado e atraente jovem da alta sociedade, mas agora, após ter ficado cego e desfigurado numa batalha, vive isolado na sua propriedade mais distante, abandonado pela família e de coração partido. Gabriel comporta-se como uma besta, comendo sem talheres porque não os vê, andando aos tropeções e na escuridão. Desolado e sem perspectivas, refugia-se no seu novo eu, mal-humorado, arrogante e com pena de si mesmo.

Apesar do aspecto e comportamento dantescos de Gabriel, Samantha não desiste de o ajudar a enfrentar as adversidades e a aprender a desfrutar da vida na sua nova condição, e aos pouco vai conquistando a sua confiança e até o seu amor. Mas que motivo levaria uma jovem enfermeira a sujeitar-se a um trabalho tão desesperante? Esconderá Samantha algum segredo?

Estas duas personagens conquistam o leitor desde logo, pelo seu carácter e construção cuidada. Samantha é uma protagonista forte, destemida, avessa às convenções da sociedade e Gabriel é um típico sedutor, diria até que é um Don Juan de baixo nível, mas consegue ser também um corajoso cavalheiro pronto a arriscar a vida por amor. No final do livro, pareceu-me que a essência dos protagonistas se perdeu um pouco, não os reconheci nas suas acções.

Tive alguma dificuldade em lidar com a linguagem erótica deste livro. Sem dúvida que as descrições são capazes de nos fornecer um cenário muito visual e quase palpável, mas a linguagem fez-me sentir uma vergonha alheia que me distanciou do romance. Um estilo demasiado extravagante e chamativo. Além de termos como “mastro” e “bastão intumescido” deixo-vos, como exemplo, uma das passagens que me fez confusão: “ele acrescentou outro dedo à sua exploração (…) ao mesmo tempo que o interior do polegar esfregava para cima e para baixo a pequena espiga de carne rígida no cerne dos seus caracóis húmidos”. Percebem o problema?

Gostei imenso dos momentos cómicos destas leitura e adorei o volte-face, não estava nada à espera, talvez um pouco inverosímil, mas o romantismo é capaz de tornar qualquer milagre credível.

Tua até ao Amanhecer é uma leitura leve e fluída, que certamente vos fará rir e suspirar! 
 
 

Sem comentários :

Enviar um comentário