domingo, 1 de agosto de 2021

Opinião "O velho e o Mar", Ernest Hemingway

31581361. sy475 

Sinopse

Santiago, um velho pescador cubano, está há quase três meses sem conseguir pescar um único peixe, quando o seu isco é finalmente mordido por um enorme espadarte. O peixe imponente resiste, arrasta a sua canoa cada vez mais para o alto mar, na corrente do Golfo, e obriga a uma luta agonizante de três dias que o velho Santiago acabará por vencer, para logo se ver derrotado. Com uma linguagem de grande simplicidade e força, Hemingway retrata nesta aventura poética a coragem humana perante as dificuldades e o triunfo alcançado apesar da perda. Comovente romance, obra-prima de maturidade de Hemingway, O Velho e o Mar recebeu o Prémio Pulitzer em 1953 e desempenhou um papel essencial na obtenção pelo seu autor, um ano mais tarde, do Prémio Nobel da Literatura. 

Opinião 

Ernest Hemingway, Nobel da Literatura, figurava há muito tempo na minha mente como um autor a ser lido, e O Velho e o Mar era a obra pela qual nutria maior curiosidade. 

Nesta pequena narrativa conhecemos Santiago, um velho pescador, que navega numa maré de azar estando há vários dias sem conseguir pescar nada. Até que finalmente um enorme peixe morde o isco e durante vários dias Salvador e o peixe debatem-se até haver um vencedor. Se acreditarmos que na vida há vencedores e vencidos. Mas será mesmo assim?

Hemingway fala-nos, nesta pequena aventura, da força humana perante a necessidade, da enorme solidão da velhice, do medo de vencermos e mesmo assim isso não ser suficiente e acabarmos apenas com o esqueleto das nossas vitórias. A vida é tão cheia de adversidades e de lutas para no final enfrentarmos a solidão, e todas as nossas as nossas conquistas perderem o valor inestimável que lhes tínhamos. O Velho e o Mar é assim um livro um pouco fatalista, que nos expõe uma visão com a qual podemos ou não concordar e podemos até lê-lo ignorando as entrelinhas e apreciando a simples luta de um velho pescador em alto mar. 

Um clássico que vale a pena ler.

Sem comentários :

Enviar um comentário