terça-feira, 29 de abril de 2014

Opinião - "O Conto da Ilha Desconhecida", José Saramago


Sinopse:


"Um dia, um homem dirigiu-se à porta do rei para pedir um barco, mas aquela era a porta das petições, e não foi recebido pelo rei. Depois de muita insistência e de a muitas portas bater pelos meandros da burocracia real lá conseguiu que o rei lhe desse, finalmente, o tão desejado barco. A mulher da limpeza do palácio real foi a única tripulação que arranjou e, depois de apetrechado e limpo o barco, dormiram essa noite no cais. Na manhã seguinte baptizaram a embarcação e, pela hora do meio-dia, com a maré, a Ilha Desconhecida fez-se enfim ao mar, à procura de si mesma."

Opinião:


Confesso que O Conto da Ilha Desconhecida é apenas o segundo livro que leio de José Saramago, no entanto, ao ler este conto senti que perdi muito em não ter lido mais.

Mas o que tem este conto de tão especial? São apenas 45 páginas, a história é simples, mas é também cheia de uma beleza inexplicável. A narrativa centra-se num homem que quis um barco para ir em busca da Ilha Desconhecida. E o difícil de fazer uma opinião sobre este livro é que tornaria para vocês a Ilha Desconhecida conhecida.

Como tal, deixo apenas aqui que recomendo a leitura deste conto, mas caberá a cada um conhecer ou não esta ilha desconhecida.


Sem comentários :

Enviar um comentário