quinta-feira, 14 de julho de 2016

Opinião “Tigana – A Voz da Vingança”, Guy Gravriel Kay

Sinopse:

“O príncipe Alessan e os seus companheiros puseram em marcha um plano perigoso para unir a Península de Palma contra os reis despóticos Brandin de Ygrath e Alberico de Barbadior, numa tentativa de recuperar Tigana, a sua terra natal amaldiçoada. Brandin é um rei maquiavélico e arrogante, mas encontrou em Dianora alguém à sua altura e está cativo da sua beleza e charme. Alberico está cada vez mais consumido pela ambição, cego a todas as ciladas em seu redor. Entretanto, o nosso grupo de heróis viaja pela Península, em busca de alianças e trunfos decisivos que podem mudar a maré da batalha a seu favor. Alessan está mais moralmente dividido que nunca, Devin já não é o rapaz ingénuo que era, Catriana apenas deseja redenção e Baerd descobre uma nova magia na Península. Conseguirá Tigana vingar a memória dos seus mortos? Ninguém consegue prever o fim nem as perdas que irão sofrer. Sacrifícios serão feitos, segredos antigos serão revelados e, para uns vencerem, outros terão forçosamente de tombar.”


Opinião:

Como sabem, a história de Tigana, publicada pela Saída de Emergência, encontra-se dividida em dois volumes. No entanto, penso que a leitura destes dois deve ser minimamente contínua, sem grande espaço de tempo entre os mesmos. Isto porque esta obra é rica nos pormenores, na descrição maravilhosa de cada personagem, de cada cidade e até da própria guerra. Por outro lado, apesar de ter sido publicada desta forma, a sua versão original consiste em apenas um livro. E aqui consigo encontrar vantagens e desvantagens nesta decisão por parte da editora.

Como grande desvantagem temos a carteira do leitor! :) No entanto, penso que até nisso a editora pensou criando o pack promocional que incluía os dois volumes. E foi mesmo este pack que eu comprei. Por outro lado, ainda como desvantagem, mas muito discreta, temos o facto de não parecerem dois volumes. Quando enveredei na leitura deste segundo volume, esperava encontrar um livro ainda melhor que o primeiro e com mais acção, mistério e suspense. Mas não. A escrita e a história é exactamente igual à primeira parte, não fossem elas um só.

Apesar disto, consigo encontrar uma vantagem nesta opção como disse. Esta divisão, sem querer, permite que o leitor saboreie a leitura a seu tempo, com calma, sem lhe surgir nunca na memória “Nunca mais chega ao fim”.

Não ficando de todo atrás do primeiro volume, o autor consegue fazer exactamente aquilo a que se propôs – contar-nos a história de Tigana, trazendo o seu nome como uma lâmina que fica na alma e no nosso coração. Mais do que todos os acontecimentos que preenchem a narrativa, aquilo que verdadeiramente atinge uma relevância única são as personagens que dela fazem parte. Foi com um grande prazer que fiquei a conhecer ao longo da leitura do primeiro volume cada uma delas e que continuei a conhecer ao longo deste. Com um brilhantismo que ainda só tinha visto em George R. Martin, também Guy Gavriel Kay é capaz não só de criar belas personagens, como nos fazer gostar muito delas e nos provar as consequências disso. E foi graças a esta atitude do autor, que fiquei triste com o final da obra. Apesar de gostar e querer falar sobre esta minha desilusão não o posso fazer sem correr o risco de contar algo que não devo.

No que diz respeito a este livro em particular, continuamos a acompanhar a viagem de Alessan, Baerd, Catriana, Devin e a assistir ao planeamento e concretização de um plano muito perigoso para trazer de volta Tigana. Em paralelo, vamos acompanhando também o que se passa com os dois tiranos que o autor nos apresenta – Alberico – o tirano com pior carácter – e Brandin – o tirano com coração. E aqui podem perguntar-se – “Existem tiranos com coração?” :) Pois é, através de Brandin, Guy Gavriel Kay demonstra ao leitor nesta bela obra de fantasia que até as pessoas que achamos que são más têm coração. E por fim, acompanhamos também Dianora – a minha personagem preferida!

Que mais posso dizer? :) Comprem estes dois volumes, leiam :) e atrevam-se a conhecer Tigana.



Podem ler a minha opinião do primeiro livro aqui.

Sem comentários :

Enviar um comentário