quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Opinião “Onde estás, Audrey?”, Sophie Kinsella

Sinopse:

“Audrey é uma adolescente cheia de vida, igual a tantas outras. Com 14 anos, estuda, discute com os irmãos, sonha muito e confia cegamente nas amigas. Até ao dia em que essa confiança é destruída… Vê-se obrigada a deixar a escola. Sente-se incapaz de sair casa. E esconde-se irreversivelmente atrás de um par de óculos de sol. Então, conhece Linus, um rapaz de sorriso simpático e comentários divertidos, que parece ser o raio de sol de que Audrey precisava. E a jovem acaba por descobrir que, mesmo quando pensamos que estamos perdidos, o amor consegue sempre encontrar-nos…”


Opinião:

Foi com grande curiosidade que solicitei esta obra para leitura e opinião. Já tinha lido algumas opiniões a outros livros de Sophie Kinsella e não resisti! 

Foi uma agradável surpresa! :) Uma leitura calma, simples, bonita e comovente. Posso dizer que Sophie Kinsella assemelha-se em parte com Rainbow Rowell – uma autora que também descobri recentemente. Apesar de serem diferentes, a verdade é que têm em comum a leitura descontraída de que precisamos tantas vezes no nosso dia-a-dia! 

Neste caso, a autora traz-nos Audrey – uma adolescente muito peculiar! Com apenas 14 anos, as adversidades por que passou em tão pouco tempo e as sequelas que nela ficaram são comoventes. Apesar disto, a obra não se torna excessivamente dramática ou lamechas! Assim como Rainbow Rowell, Sophie Kinsella aborda descontraidamente estas problemáticas tão sérias, a depressão, a ansiedade, e todas as consequências do bullying de que todos já ouvimos falar! 

Compreendamos ou não o que é o bullying, a depressão, a ansiedade e até o stress pós-traumático, ao longo da leitura, empatizamos muito facilmente com esta nossa personagem principal. Quando damos por nós, estamos dentro dela – de óculos escuros, a evitar o olhar e o contacto alheio; e a sorrir com o contacto de sapatos e o contacto de polegares :). 

Para além disso, de uma forma discreta e sem qualquer rancor, a autora demonstra ao leitor que nem sempre é com as pessoas que melhor conhecemos e mais amamos que conseguimos ultrapassar os nossos problemas! Devagar devagarinho, rumo ao desconhecido, vamos acompanhando Audrey e Linus – o seu novo amigo – na luta por um final feliz. 

Assim, é um livro que recomendo sem reservas! Deixo a ressalva que não é uma obra literária brilhante, mas que é como tem de ser! Nada melhor do que a descontração disfarçada para abordar temas tão importantes quer para os mais pequenos como para os mais crescidos! :) Deixo ainda o meu agradecimento à Porto Editora, que gentilmente me cedeu um exemplar para leitura e opinião.



Sem comentários :

Enviar um comentário