sábado, 12 de outubro de 2019

Opinião "Um Amor ao Luar", Emma Wildes

Sinopse

Quando Lady Elena Morrow de súbito desaparece, a família fica desesperada para a encontrar e para impedir que a história alastre pela sociedade londrina, antes que a sua reputação seja destruída. Infelizmente, pode ser impossível evitar um escândalo. O visconde Andrews, mais conhecido como o Corvo, o libertino mais célebre de Londres, desapareceu no mesmo momento. Benjamin Wallace, Lorde Heathton é pressionado para ajudar a encontrar Lady Elena antes que a associação com o desaparecimento de Andrews lhe ponha fim à inocência - presumindo que a jovem e vulnerável senhora queira ser encontrada…

Opinião

Um Amor ao Luar de Emma Wildes é a minha estreia nos Romances de Época. A Sandra do Blog Mil Estrelas no Colo lançou, no seu canal do youtube, um desafio intitulado #outubrodeépoca de forma a incentivar a leitura deste género literário do qual ela tanto gosta. Quando acabei de ver o vídeo fui à minha estante e a escolha não foi difícil dado que não tinha mais nenhum Romance de Época! Assim, comecei esta leitura sem quaisquer expectativas e sem saber sequer qual era premissa uma vez que nem li a sinopse.

O resultado foi uma agradável surpresa, uma leitura rápida e prazerosa, diferente do que costumo ler habitualmente. Um Amor ao Luar é uma mistura de Romance de Época, mistério e erotismo, bem ponderados num equilíbrio natural. É um livro sem grande profundidade, e exactamente por isso foi uma lufada de ar fresco nos meus hábitos literários.

O livro inicia-se com a Lady Elena, uma jovem já prometida em casamento, a acordar numa cama, com um estranho ao seu lado, o devasso Visconde Andrews, conhecido pelos seus envolvimentos fugazes e escaldantes com mulheres casadas ou viúvas, de forma a evitar todo e qualquer compromisso. Ambos com pouquíssima roupa e com bastante tempo livre entre quatro paredes vêem-se quase forçados a conhecerem-se melhor, if you know what I mean. E a relação que nasce entre eles é muito divertida e entretém-nos, mostrando que as pessoas são muito mais do que as aparências e do que os defeitos que se lhes atribuem. Lady Elena não é tão insossa e submissa como era esperado a alguém na sua condição e Andrews não é apenas um insensível libertino.

Paralelamente, temos um outro casal casal, Lady Alicia, prima de Elena, e Benjamin Wallace, casados há pouco tempo mas muito distantes um do outro, parecendo que, apesar de se gostarem, apenas convivem para cumprimento dos deveres matrimoniais. Lady Alicia tenta resolver as lacunas de comunicação entre eles, com as armas que tem ao seu dispor, negando ao seu marido qualquer contacto íntimo até que se conheçam melhor. Ben, que é um homem ponderado e inteligente, mas muito pouco romântico, fica inicialmente muito apreensivo com o ultimato da esposa, mas tenta aos poucos corresponder às suas expectativas. Simultaneamente é lhe incumbida a tarefa de procurar Lady Elena, como cobrança de favores pessoais e atendendo às suas capacidade de investigação adquiridas no passado. O que Ben não sabia era que a sua esposa, angustiada com a prima, o fosse ajudar e acabasse por ser muito útil.

Se no início a história não me parecia avançar, o ritmo de leitura rapidamente tornou-se vertiginoso, porque o ambiente de mistério é contagiante.

Pode dar-se o caso de serem erros de tradução, mas em alguns momentos não se percebe bem quem é o narrador, quem disse o quê, e temos de voltar atrás. Por vezes, mais na parte inicial, a autora dá-nos demasiadas explicações sendo um pouco repetitiva. Algures na narrativa uma das personagens refere que os pais morreram de uma maneira e umas páginas à frente conta uma história completamente diferente, não percebi o propósito desta incongruência. Excluindo estas falhas minor, Um Amor ao Luar é uma boa companhia capaz de provocar algumas gargalhadas.

É um Romance com um forte componente erótico, mas que não me desagradou, pelo contrário, as passagens são muito naturais e elegantes, mas num próximo Romance de Época gostava de ler algo mais romântico e fofinho (deixem-me sugestões!).

Este é o primeiro livro da série Whispers of Scandal e depois de saber que Alicia e Ben são personagens no segundo livro, Um Rumor Muito Inconveniente, sei que vou ter de o ler. 






Sem comentários :

Enviar um comentário