terça-feira, 28 de abril de 2020

Opinião "Vinte Mil Léguas Submarinas" - Júlio Verne

Wook.pt - Vinte Mil Léguas Submarinas

Sinopse

1866. Um medonho monstro marinho tem provocado o terror nos mares e causado sérios danos às ligações transatlânticas. Para tentar capturar o terrífico animal, é enviada uma expedição da qual faz parte o professor Pierre Aronnax, um eminente naturalista especializado em criaturas marinhas. Porém, para sua surpresa, o monstro não é outro senão o Naulitus, um submarino construído pelo enigmático capitão Nemo, que convida o professor e os seus companheiros de viagem, o fiel Conseil e o irascível Ned Land, a embarcarem com ele numa fabulosa jornada que os leva a percorrer vinte mil léguas pelo fundo dos oceanos. 

Opinião

Desde pequeno que tinha curiosidade pelas histórias de Júlio Verne, as suas viagens fantásticas sempre me cativaram e tive em Vinte Mil Léguas Submarinas a oportunidade de embarcar na primeira viagem com este escritor francês nascido em 1828.

Com uma visão à frente do seu tempo, Júlio Verne descreve-nos através das memórias do professor Pierre Aronnax o mundo da ficção científica do século XIX. O professor Aronnax e o seu fiel Conseil embarcam numa expedição à caça de um monstro marinho que vinha causando danos em navios à volta do globo. Nesta expedição conhecem o arpoador canadiano de forte personalidade Ned Land, e, após várias semanas de procura pelo monstro, os três companheiros acabam por se ver a bordo do Nautilus um formidável barco com a fantástica capacidade de navegar debaixo de água e a grandes profundidades! A bordo do Nautilus são acolhidos pelo enigmático Capitão Nemo que os leva à volta do planeta numa viagem épica pelo fundo do oceano onde têm a oportunidade de contemplar as paisagens e a vida submarina ao mesmo tempo que se vão sucedendo eventos inusitados e vão obtendo algumas respostas sobre as motivações do Capitão Nemo e do seu secreto submarino.

Nesta minha primeira experiência com um livro de Júlio Verne, sinto que Vinte Mil Léguas Submarinas correspondeu às minhas expectativas. O autor mergulha no desconhecido, pelo menos assim o era na sua época, e acaba por fazer previsões bastante próximas da realidade deslumbrando os leitores com uma viagem épica onde explora diferentes pontos à volta do globo e descreve as peculiaridades da vida subaquática.

O único aspecto que me deixou ligeiramente aborrecido neste livro foram as descrições extremamente pormenorizadas e prolongadas que o autor faz ocasionalmente sobre a vida subaquática e os cálculos bastante detalhados de que faz uso para suportar as suas teorias. Tirando estas questões que dependendo de pessoa para pessoa podem tornar certos trechos aborrecidos ou uma descrição deliciosa da vida marinha, sinto que a história é bem construída e o leitor é levado numa viagem maravilhosa ficando sempre na expectativa do que irá acontecer a seguir, que rumo é que o Nautilus irá tomar, quais os segredos do capitão Nemo?!

Quando terminei o livro fiquei com uma sensação de nostalgia, pois tinha vontade de continuar esta viagem e de poder presenciar mais momentos fantásticos como os que sucederam e de continuar a descobrir novos segredos sobre o oceano e o misterioso Capitão Nemo!

Para quem gosta de um bom livro sobre viagens épicas, recomendo!

 

Sem comentários :

Enviar um comentário