quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Opinião " A Arte de Levar a Vida na Boa", Brian King

A Arte de Levar a Vida na Boa


Sinopse


Antes de ser um cómico que faz stand-up um pouco por todo o mundo, o Dr. Brian King formou-se em Psicologia. Tanto na Psicologia, como no humor, reparou que as pessoas sofrem de um grande problema: gostar de sofrer. Bom, na verdade não é que gostemos todos de sofrer… mas o stresse oferece-nos recompensas neurológicas, e somos utilizadores tão frequentes dessa forma de ver o mundo que, passado algum tempo, é difícil fazer uma desabituação.

É isso precisamente que este livro oferece: uma forma diferente de lidar com situações difíceis. Em vez de recorrermos ao stresse e ao seu leque de comportamentos associados (ansiedade, insegurança, repressão e negatividade), podemos resolver os nossos problemas com humor, resiliência, descontração, otimismo, gratidão e aceitação.

Com dicas simples e histórias divertidas, A Arte de Levar a Vida na Boa demonstra como ser mais positivo e livrar-se realmente do stresse (quando o trânsito e os ursos não puderem ser eliminados).

Opinião


Começo por agradecer à editora Pergaminho por gentilmente me ter cedido um exemplar deste livrinho de forma a partilhar convosco a minha opinião.

Tal como aconteceu com o autor, desde cedo sempre me disseram que eu era uma pessoa calma, ou pelo menos aparentava isso, e acabei até por escolher uma actividade profissional muito stressante, sem que isso, até agora, tenha elevado os meus níveis de stress a ponto de influenciar negativamente a minha vida. No entanto, há sempre alguns triggers mais difíceis de gerir e quando vi este livro, além da capa me ter captado a atenção, a sinopse conquistou-me, tinha de o ler. Por um lado, queria saber se ando a gerir o meu stresse da forma certa e, por outro, queria descobrir novas ferramentas adaptativas. O facto do autor ser psicólogo e propor-se a explicar o stresse com base na ciência e na psicologia confere a este livro uma maior credibilidade face à imensidão de livros de auto-ajuda que por aí andam e que muitas vezes carecem de fundamento (para seguir conselhos de famosos creio que dou conta do recado sozinha!).

O que podem esperar desta leitura? Podem contar com um tempo muito bem passado na companhia de um comediante, que enquanto vos explica a ciência por detrás do stresse vos arranca uma ou outra gargalhada. A vossa cultura geral ficará, certamente, também mais rica.

No fundo encaramos pequenas ameaças como se de um ataque de um urso se tratasse e activamos mecanismos que nos deixam exaustos e stressados sem necessidade. Este livro tem conselhos práticos para identificarmos  os verdadeiros ursos da nossa vida e minimizarmos os ataques de pequenos ursos de pelúcia inofensivos. O stress nem  sempre é  uma coisa má (quem nunca acabou um trabalho com muita eficácia  porque estava mesmo em cima do prazo?), mas é prejudicial quando influencia negativamente a nossa vida, quando estamos sempre stressados sem um motivo válido.

O optimismo, a resiliência, a capacidade de solucionar problemas, a sensação de termos o controlo e o poder do riso parecem influenciar positivamente a nossa capacidade de lidar com o stresse, o autor debruça-se  de forma cuidada nestas temáticas sobre as quais gostei muito de ler.Fiquei contente porque já diariamente usava alguns truques que Brian King partilha com o leitor e vou com certeza aproveitar outros! As explicações não são enfadonhas e parece mesmo que estamos numa conversa, a aprender, e a ouvir as histórias caricatas de um amigo próximo. 

Recomendo! Não sendo uma cura milagrosa para o stresse, nem para outras patologias que ele desencadeia, é uma óptima leitura para reflectirmos e melhorarmos. 

Sem comentários :

Enviar um comentário