domingo, 27 de setembro de 2020

Opinião "Margarida Espantada", Rodrigo Guedes de Carvalho

53997396. sy475

Sinopse

Margarida Espantada é sobre família. Sobre irmãos. É sobre violência doméstica e doença mental. É um efeito dominó sobre a dor. A literatura é um jogo do avesso. Os bons romances são sempre sobre amor, e os melhores são os que fingem que não são. Não devemos recear livros duros. As histórias que mais nos prendem trazem uma catarse que nos carrega as mágoas, personagens que apresentam as suas semelhanças connosco. Gosto da ficção que é número arriscado de circo, com fogo e espadas, que nos faz chegar muito perto da queimadura que não vamos realmente sentir. Mas reconhecemos.


Opinião

Margarida Espantada, a minha estreia com Rodrigo Guedes de Carvalho, foi dos melhores livros que li este ano, e, por isso, é um leitura que recomendo vivamente.

Margarida Espantada traz-nos um drama familiar que aborda várias temáticas, como o alcoolismo, a violência doméstica, a doença mental e a ilusão da infância perfeita quando nos vemos adultos e ficamos espantados por termos sobrevivido ao passado.

Este é o meu género de livros preferido, um livro sobre pessoas e as suas relações, um livro que não é fácil mas que também não conseguimos largar. Rodrigo Guedes de Carvalho envolve-nos numa aura de mistério inquietante, quase ao nível de um bom thriller.

Margarida Rosa, a nossa protagonista, vive perturbada pela ideia do mal e, como nos diz o autor, decidiu logo em pequena que nada na vida lhe causaria dano. No entanto, apercebemos-nos que Margarida vivência o mundo de outra forma e vê-o por uma lente completamente distinta, sente-o exacerbadamente.

Os seus irmãos, António Carlos, Manuel Afonso e Joana Ofélia desfilam na narrativa com as suas pesadas bagagens, sendo todos eles o reflexo da relação disfuncional dos pais e das circunstâncias que ladearem o seu crescimento. (Sim todas as personagens têm dois nomes próprios – Porque ter só um nome não tem jeito nenhum.)

Quanto à escrita de Rodrigo Guedes de Carvalho, é, como expectável, exímia, mas talvez peque por alguns laivos de pretensiosismo, nota-se que o autor sabe que escreve bem.

Termino com uma frase que resume muito bem este espectacular livro:

“E este pode ser o problema das relações muito difíceis, mesmo que nelas se esteja aparentemente por amor: queimam tudo à volta."
 

 

Sem comentários :

Enviar um comentário