sexta-feira, 28 de julho de 2023

Opinião "Os Filhos de Húrin", J. R. R. Tolkien

Sinopse

O grande conto de Os Filhos de Húrin, que ocorreu durante o período lendário anterior ao de O Senhor dos Anéis.

Seis mil anos antes de o Anel ser destruído, a Terra-média vive debaixo da sombra do Senhor das Trevas Morgoth que habita na vasta fortaleza de Angband, no Norte. Os grandes guerreiros entre Elfos e Homens foram derrotados e tudo é desespero e escuridão. Mas, um novo líder surge, Túrin, filho de Húrin, que com o seu bando começa a virar a maré da guerra pela Terra-média.

Morgoth nutre um ódio visceral por Túrin e pela sua irmã Niënor, filhos de Húrin, o homem que ousou desafia-lo. Contra eles, Morgoth envia o seu servo mais formidável, Glaurung, um espírito poderoso na forma de um enorme dragão de fogo sem asas, numa tentativa de cumprir a maldição e destruir os filhos de Húrin, que lutam contra o seu destino.

Um clássico da obra de J.R.R. Tolkien, com edição do filho Christopher Tolkien, que acrescentou uma introdução e apêndices, e as magníficas ilustrações do artista Alan Lee.

Opinião

Os Filhos de Húrin é o terceiro grande conto publicado pela Planeta de Livros, que se passa na Terra Média. Os outros dois são Beren e Lúthien e A Queda de Gondolin. São histórias que se passam muito antes dos acontecimentos narrados em O Hobbit e em O Senhor dos Anéis. E como a editora gentilmente ofereceu um exemplar para leitura, opinião e divulgação, decidi começar por este.

Húrin era um homem com muitas virtudes, e quando desafiou Morgoth não lhe obedecendo, este pôs uma maldição nele e nos seus descendentes. E assim, ao longo da narrativa vamos descobrindo como foi a vida de Túrin e Nienor, seus filhos.

A história acompanha principalmente Túrin, o filho mais velho, que cedo teve que fugir da terra onde morava, encontrando refúgio com os elfos. Túrin, tal como o pai, é alguém com grande sentido de justiça e intrépido, que facilmente se destaca entre os seus pares. É um líder natural, mas está condenado a ser perseguido pela maldição colocada sobre o seu pai e os seus descendentes.

Trata-se de uma história com heroísmo, mas também cheia de tragédia, sempre de mão dada.

Christopher Tolkien, filho de J. R. R. Tolkien, pegou nos rascunhos do pai e editou e publicou esta obra. Segundo o próprio, o pai tinha um grande carinho pela personagem de Túrin. Trata-se por isso de um livro interessante para conhecermos com mais detalhe quem foram os filhos de Húrin, e como as suas vidas foram repletas de acontecimentos que afetaram a história da Terra Média.

🌟🌟🌟🌟


Para mais informações consulta o site da Planeta aqui.

Caso queiras comprar o livro, podes usar os nossos links de afiliados:

3 comentários :

  1. Apesar de gostar imenso da trilogia do "Senhor dos Anéis" nunca tive muita curiosidade para ler os outros trabalhos do Tolkien, não sei bem porquê. Comprei o Silmarilion durante anos na estante e há uns meses finalmente rendi-me e vendi-o - acho que nunca o iria ler, honestamente. Estou muito satisfeita com O Senhor dos Anéis e com O Hobbit, chega-me :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São livros diferentes e bem mais complexos. São sempre bons complementos para termos uma maior noção da complexidade do fantástico mundo criado por J.R.R. Tolkien.

      Eliminar
    2. Acredito, mas não são leituras para mim, actualmente. Prefiro ir ler outras fantasias

      Eliminar