terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Opinião "Murtagh", Christopher Paolini

Sinopse

O mundo não é mais um lugar seguro para o Cavaleiro do Dragão Murtagh e para o seu dragão, Thorn.

Um rei maléfico foi derrubado e deixaram-nos a enfrentar as consequências do papel relutante que desempenharam no seu reinado de terror. Odiados e sozinhos, estão agora exilados na marginalidade da sociedade. Por toda a terra, vozes abafadas sussurram acerca do solo quebradiço e de um leve cheiro a enxofre no ar e Murtagh pressente que algo perverso se esconde nas sombras da Alagaësia.

Começa então uma jornada épica rumo ao desconhecido, em que Murtagh e Thorn têm de encontrar e iludir uma bruxa velada de mistério. Neste livro apaixonante, protagonizado por uma das personagens mais populares do Ciclo da Herança de Christopher Paolini, um Cavaleiro do Dragão tem de descobrir em que acredita num mundo que o abandonou.

Murtagh é o livro perfeito para entrar no Mundo de Eragon pela primeira vez... Ou para regressar com satisfação.


Opinião

Já lá vão cerca de 12 anos desde que li a Herança e deixei o mundo de Alagaësia. O Ciclo da Herança acabou por acompanhar a minha adolescência e, por isso, foi com um sentimento especial que regressei a este mundo, com uma saudade que nem sabia que tinha.

Neste livro, a história passa-se pouco tempo após os acontecimentos narrados no quarto volume do Ciclo da Herança, foca-se em Murtagh e em como lida com ser considerado um traidor, pois em tempos fez parte (apesar de forçado) dos ajudantes do Rei Galbatorix.

Nesta sua jornada, Murtagh e Thorn, estão numa jornada de redenção e são chamados a investigar algo de estranho e potencialmente perigoso que está a acontecer num lugar recôndito de Alagaësia.

Trata-se de uma narrativa com um ritmo de leitura rápido, sempre com alguma ação a acontecer. Christopher Paolini também nos vai recordando alguns dos acontecimentos dos livros anteriores, conseguindo enquadrar os mesmos na história, sempre pelo ponto de vista de Murtagh e Thorn, sem nunca parecer deslocado, pois esses acontecimentos têm influência na vivência das nossas personagens.

Acabo com o coração cheio por voltar a este mundo, e sem dúvida a aguardar que Christopher Paolini regresse com mais histórias sobre Murtagh, Eragon e companhia, tal como prometido no posfácio.

Por fim um agradecimento à Leya pela oferta de um exemplar, em formato e-book, para leitura, opinião e divulgação.

🌟🌟🌟🌟



Para mais informações consulta o site da Leya aqui

Caso queiras comprar o livro, podes usar os nossos links de afiliados:

2 comentários :

  1. Achei estranhíssimo este lançamento, eu li a série da Eragon quando saiu e acho que mesmo na altura nunca fui nenhum grande "blockbuster" literário, pelo menos que me lembre. Eu gostei o suficiente para comprar e ler todos, mas desde então que fiquei com nenhuma curiosidade para uma possível continuação. Sei que o autor entretanto até já tinha lançado outros livros, não pensei que estivesse a voltar pensar a Alagaesia. Este é um que vou passar, mas é bom saber que tem qualidade :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, foi muitos anos depois que o autor voltou a trazer-nos Alagaesia com "Murtagh", mas confesso que gostei bastante de voltar a este mundo. Está até prevista adaptação agora para série de "Eragon".
      Os outros livros que saíram dele penso que são mais tipo ficção científica, talvez um dia os leia. :)

      Eliminar