sábado, 21 de junho de 2014

Opinião - "Um Estranho Caso de Culpa", Harlan Coben


Sinopse:

“Numa briga entre estudantes, Matt Hunter mata acidentalmente outro jovem para defender um amigo. Após quatro anos passados na prisão, Matt é um homem feito, determinado a recuperar o tempo perdido e a reconstruir a sua vida. Graças à solidariedade do irmão consegue integrar-se numa firma de advogados e a vida parece começar a sorrir-lhe quando a encantadora Olive se torna sua mulher e espera agora um filho de ambos. Mas então Matt é atingido por novo golpe do destino ao receber, no seu telemóvel, um estranhíssimo vídeo de Olive. Um thriller complexo, sinuoso e cheio de reviravoltas inesperadas, que não deixa o leitor afrouxar a leitura até ter solucionado o enredo.”

 

Opinião:

Para começar, tenho de referir que foi a primeira vez que li um livro deste género, o que terá algumas repercussões na minha opinião. Confesso que peguei nele a pensar que seria um thriller. No entanto, por curiosidade, fui procurar e descobri que este está classificado como Romance Contemporâneo. Falso alarme: ainda não foi desta que me estreei nos thrillers.
 
“Um Estranho Caso de Culpa” retrata a história de Matt Hunter, um ex-condenado, o qual, como seria de esperar na sociedade em que vivemos, acaba por ser condenado para sempre pela mesma, quer seja culpado ou inocente. Mas, de facto, isto não foi novo para mim. O que foi novo para mim foi a capacidade do autor de me fazer sentir na pele a revolta que é sermos acusados injustamente de algo, apenas e só porque temos um passado duvidoso. Por vezes, dei por mim a falar para as personagens: “Mas porque é que vocês são assim?”
 
Por outro lado, também o desenrolar da narrativa me surpreendeu. Aquilo que pensava serem acontecimentos isolados tornaram-se numa única história que, incrivelmente, levaria a um suspeito: Matt Hunter. Quando a sua vida parecia estar a ganhar cor, o destino voltou a pregar uma das suas partidas.
 
""A felicidade é tão delicada, tão ténue, que pode ser destruída ao mais leve sopro.""
 
Confesso que consegui adivinhar um dos mistérios da obra, no entanto, isso não retirou em nada a beleza do livro, pelo contrário. E com isto não estou a dizer que o desfecho do livro é previsível. Digo apenas que a certo ponto estamos tão dentro da história e das personagens que conseguimos encontrar algumas das peças do grande puzzle que o autor criou. É difícil dizer muito mais sem fazer qualquer tipo de spoiler. Será sem dúvida um autor a repetir.
 
 

4 comentários :

  1. Olá,

    Ora aqui está um comentário que me deixou curioso pois alem do enredo interessante ainda nos faz pensar e refletir sobre situações que se podem tornar muito injustas, por preconceito.

    Boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Fico contente que te tenha deixado curioso :) A minha opinião é um pouco suspeita por não ter nenhum livro lido do género com que comparar, no entanto cada livro é cada livro, e este não deixará de ter o seu valor. :)
      Boas viagens

      Rosana

      Eliminar
  2. Olá! :D
    A capa do livro interessou-me logo e esta opinião aumentou a curiosidade. Julguei que o livro era um policial, pela capa.
    Se te queres estrear nos thrillers, um dos meus géneros preferidos, recomendo-te "Obsessão", de Sandra Brown. Junta também romance, e é bastante viciante. Fica aqui a recomendação, para o caso de se alguma vez surgir a oportunidade. :)
    Boas leituras!
    Beijinhos!
    *Mistery

    R: Olá, Rosana! :)
    Podes ter a certeza que vontade não me falta para acabar a saga. Li os dois primeiros requisitados e o terceiro livro não se encontrava na biblioteca, por isso tive de a interromper. É, sem dúvida, um mundo fascinante.
    É verdade, gosto imenso de escrever. Já pensei em criar um blogue de textos, mas, para ser sincera, não escrevo com tanta frequência para isso. A maior parte das vezes só preciso de uma frase, um título, para me surgir uma ideia, mas normalmente esta não me surge: é algo que encontro em livros, uma citação que me inspira. Talvez um dia comece a partilhar aqui os meus textos, ou pergunte por frase em que gostariam que me inspirasse. :) Obrigada por ajudares no nascimento da ideia, de facto, nunca tinha pensado unir estas minhas duas paixões. :D
    Boas leituras!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Fico muito contente que a opinião tenha aumentado a tua curiosidade. :) Muito obrigada pela recomendação. :) Já acrescentei no goodreads.
      Boas viagens
      Rosana

      Eliminar