terça-feira, 10 de junho de 2014

Pensamento do Dia



"Julga-me a gente toda por perdido, 
Vendo-me tão entregue a meu cuidado, 
Andar sempre dos homens apartado
E dos tratos humanos esquecido. 

Mas eu, que tenho o mundo conhecido, 
E quase que sobre ele ando dobrado, 
Tenho por baixo, rústico, enganado 
Quem não é com meu mal engrandecido.

Vá revolvendo a terra, o mar e o vento,
Busque riquezas, honras a outra gente,
Vencendo ferro, fogo, frio e calma;

Que eu só em humilde estado me contento
De trazer esculpido eternamente 
Vosso fermoso gesto dentro na alma."

Luís de Camões


Nevoeiro

Nem rei nem lei, nem paz nem guerra, 
Define com perfil e ser 
Este fulgor baço da terra 
Que é Portugal a entristecer – 
Brilho sem luz e sem arder, 
Como o que o fogo - fátuo encerra. 

Ninguém sabe que coisa quer, 
Ninguém conhece que alma tem, 
Nem o que é mal nem o que é bem. 
(Que ânsia distante perto chora?) 
Tudo é incerto e derradeiro. 
Tudo é disperso, nada é inteiro. 
Ó Portugal, hoje és nevoeiro... 

É a hora!

Fernando Pessoa , Mensagem



Sem comentários :

Enviar um comentário