quinta-feira, 3 de julho de 2014

Opinião - "O Grande Gatsby", F. Scott Fitzgerald


 

Sinopse:

“Considerado a obra-prima de F. Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby tornou-se não só um clássico da literatura do século XX, como o retrato mais expressivo da «idade do jazz», em todo o seu esplendor e decadência. Jay Gatsby é o herói que personifica o materialismo obsessivo e o desencanto do pós-Primeira Guerra Mundial. Esta edição de O Grande Gatsby foi traduzida e prefaciada por José Rodrigues Miguéis. Uma nova adaptação cinematográfica deste romance estreia em 2013, produzida e realizada por Baz Luhrmann e com Leonardo di Caprio no papel principal.”
 
 
 

Opinião:

“O Grande Gatsby” é apenas o segundo clássico que leio, e confesso que ainda não me rendi ao género, apesar de lhe reconhecer o devido valor e de continuar a tentar encontrar a magia neste género. Podiam perguntar-me: “Porque continuas a tentar?” Primeiro porque é, como disse, apenas o segundo que leio. E segundo, porque consigo levar sempre algo comigo de cada um.
 
Este é aquele tipo de clássico a que ninguém conseguirá ficar indiferente. E isto aplica-se quer a quem lê o livro, quer a quem vê o filme, uma vez que o filme é bastante fiel à obra que lhe deu origem. No entanto, acho que o filme ganhou neste caso ao livro, no que diz respeito à transmissão dos sentimentos. Lembro-me como se fosse hoje de sair frustrada da sala de cinema.
 
O filme começava, se bem me lembro, com Nick Carraway a dizer: “Gatsby era o homem mais esperançoso que conheci”. E, apesar de isto não estar explícito no livro, a verdade é que traduz em muito esta bela história.
 
“O Grande Gatsby” retrata não só a história de amor de Jay Gatsby e Daisy, mas também a sociedade daquele tempo que, infelizmente, se virmos bem, não é muito diferente da actual. E é com este retrato que conseguimos ver, entender e sentir o verdadeiro significado da palavra “esperança”.
 
Gatsby é um homem de extravagâncias. No entanto, com elas apenas tem um objectivo: atrair/reencontrar Daisy, um antigo amor. Ao mostrar-lhe aquilo que conseguiu, este mantém a esperança que Daisy volte para ele. E com isto surgem logo várias críticas à sociedade: uma sociedade onde o dinheiro é valorizado acima de tudo e, pior do que isso, onde nascer rico tem mais valor do que enriquecer por mérito.
 
Esta obra não é das minhas favoritas, no entanto é, sem dúvida, uma das críticas à sociedade mais bem conseguidas que já li.


"Quando te sentires com vontade de criticar alguém, lembra-te disto: nem todos tiveram neste mundo as vantagens que tu tiveste."
 
Deixo aqui o trailer do filme para quem ainda não tiver visto.




8 comentários :

  1. Ois Rossana,

    Um livro que tenho que ler sem duvida, todos o elogiam e penso que até nem é muito caro.

    Gostei do teu comentário ;)

    Bjs e boas viagens

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha :)
      Fico contente que tenhas gostado. Já viste o filme? :)
      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  2. Ois,

    Não infelizmente raramente vejo cinema, mas deve ser interessante acredito, ele há com cada vida :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente eu sinto que os filmes ficam muito aquém dos livros. No entanto, neste caso acho que o filme conseguiu acompanhar a qualidade do livro. :)
      Logo, aconselho-te ou a ler ou a ver o filme, que também é agradável. :)
      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  3. Da primeira vez que ouvi falar do filme, não sabia que havia um livro. Sempre pensei que era sobre um homem riquíssimo que gosta de dar grandes festas, que se envolve com uma rapariga de uma classe inferior a ele, um caso que, se viesse a público, seria um escândalo. A verdade é que tenho curiosidade em ler esse livro, mas o número de páginas faz-me duvidar dele, mas também o facto de não saber bem sobre o que se trata. Será que me podias dizer? :)
    Gostei de ler a tua opinião. Infelizmente, ainda não será em breve que adquirirei este livro.
    Beijinhos!
    *MIstery

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Claro que posso. :) Às vezes evito explicar em que consiste exatamente a história para evitar spoilers mas, de facto, a sinopse não ajuda muito. :)
      Eu quis ler o livro, porque adorei o filme. No entanto, como deves ter percebido pela minha opinião acho que, contrariamente a muitos filmes, este está bastante fiel.
      Quanto ao que pensas do livro, sim é sobre um homem riquíssimo que dá grandes festas. No entanto, o motivo que o faz dar grandes festas não é gostar das festas, mas sim provar a Daisy que enriqueceu. Para além disso, as festas funcionam como uma esperança de ele a reencontrar: quem sabe um dia, ela não venha a uma dessas festas.
      No meu ver, é uma história muito bonita e que, como disse, se alimenta da esperança de Jay Gatsby.
      É muito difícil explicar muito mais do que isto, sem fazer qualquer tipo de spoiler :).
      Boas viagens,

      Rosana

      Eliminar
    2. Interessaste-me a sério. :) Não queria ver o filme antes do livro, mas, com aquilo que mencionaste, não sei bem se vale a pena a espera.
      Obrigada pela sinopse. ;)
      Beijinhos!
      *Mistery

      Eliminar
    3. Olá :)
      Espero não te desiludir no conselho. :) Não tens de agradecer. :)
      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar