terça-feira, 2 de setembro de 2014

Opinião - "A Dança dos Dragões", George R. R. Martin

Atenção: Para quem ainda não leu os 8 livros que precedem este, quer a sinopse quer a opinião podem conter spoilers!

Se ainda não conhecem esta brilhante saga, podem a ler a minha opinião de O Mar de Ferro, a qual não contém spoilers.

Sinopse:


O Norte jaz devastado e num completo vazio de poder. A Patrulha da Noite, abalada pelas perdas sofridas para lá da Muralha e com uma grande falta de homens, está nas mãos de Jon Snow, que tenta afirmar-se no comando tomando decisões difíceis respeitantes ao autoritário Rei Stannis, aos selvagens e aos próprios homens que comanda. Para lá da Muralha, a viagem de Bran prossegue. Mas outras viagens convergem para a Baía dos Escravos, onde as cidades dos esclavagistas sangram e Daenerys Targaryen descobre que é bastante mais fácil conquistar uma cidade do que substituir de um dia para o outro todo um sistema político e económico. Conseguirá ela enfrentar as intrigas e ódios que se avolumam enquanto os seus dragões crescem para se tornarem nas criaturas temíveis que um dia conquistarão os Sete Reinos?”

Opinião:


Para quem leu a minha opinião de “O Mar de Ferro”, o volume anterior de “As Crónicas do Gelo e do Fogo”, sabe que fiquei com grandes expectativas em relação a este livro. Se, por um lado, o oitavo livro foi um pouco parado, os últimos capítulos do mesmo levaram-me a crer que o ritmo desta saga ia acelerar novamente no livro seguinte. Infelizmente, enganei-me.

Achei este volume igualmente parado como o anterior, no entanto, gostei do facto de reviver algumas das minhas personagens preferidas como o Jon Snow, o Bran e o Tyrion e, confesso que tenho saudades da Arya.

É incrível a empatia que criei com estas personagens, o autor levou a que gostasse delas de uma maneira inexplicável. No geral, partilho de um grande carinho pela casa Stark. A meio do livro, dei por mim a pensar o quão a morte do Ned Stark levou a que toda esta família ficasse em risco. E, por isso, cada vez que leio um capítulo de algum membro desta família cai em mim uma certa tristeza e nostalgia daqueles tempos em que todos juntos eram felizes. Por outro lado, também a sua morte levou a que muitos segredos não fossem revelados, nomeadamente, a mãe de Jon Snow. E penso que descobri, ao longo deste livro, como vamos saber quem ela é! Claro que posso estar enganada, mas fiquei contente ao ver uma luz ao fundo do túnel.

Como não poderia deixar de ser num livro de George R. R. Martin, novas personagens surgiram. No entanto, não consegui durante o livro criar uma ligação com as mesmas. E porquê? Ao fim de 9 livros, o autor continua a criar personagens e personagens. E, se por um lado, esta é uma capacidade de louvar e que enriquece muito a obra, por outro criou em mim alguma irritação. Apesar de saber que cada personagem criada tem o seu propósito, a verdade é que dei por mim a rogar pragas ao autor :), que está constantemente a acrescentar coisas novas, a fazer render o peixe. Acredito que no futuro vá provavelmente gostar ou criar empatia por estas novas personagens, mas como na vida, para gostarmos de alguém, é preciso algum tempo!

A Dança dos Dragões acontece paralelamente aos dois livros anteriores, o que tornou muitas vezes a leitura confusa, no entanto, é um facto para o qual o autor nos adverte, pelo que já entramos na leitura a saber com o que contar.

Por fim, posso dizer que, apesar de toda a irritação que possa ter criado para com o autor, é inegável a qualidade da obra. É verdade que ficou aquém das minhas expectativas, no entanto, não deixa de ser uma excelente obra de fantasia de agradável leitura.



Nota: Podem ver a minha opinião de O Mar de Ferro aqui.

4 comentários :

  1. Olá,

    Antes demais as minhas desculpas por só agora passar por aqui, ando sem tempo para conseguir comentar tudo :(

    Concordo com o teu comentário e deixa-me dizer-te que vais ser compensada, mas apenas nas últimas 200 páginas do livro seguinte, bolas que a Danny tem sido algo irritante e eu ate gosto bastante dela.

    Mas vais sentir novamente Martin no seu melhor, alias quando terminares irás ver que certas peças serão já colocadas no seu devido lugar, não muitas, mas começa-se a perceber onde isto vai parar, mas depois falamos melhor :)

    Bjs e boas viagens

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Não tens de pedir desculpa! Vais fazendo o que podes :)
      Por acaso, quando o escrevi pensei: "o Fiacha que adora George R. R. Martin pode não gostar desta minha irritação e opinião", mas ainda bem que concordas. :)
      Espero mesmo que sim, mas se calhar só leio o próximo daqui a uns mesitos! :)

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  2. Ai amiga Rosana, não tinha nada que ficar chateado, quanto muito podia argumentar que não concordava, mas a tua opinião é que conta, foi o que sentiste e é isso que deves dizer, nunca ficaria nesse estado, temos SEMPRE que respeitar a opinião de todos :D

    Vai melhorar vai, vais levar uns KOS mas mesmo no final, pronto vais dizer bolas até que enfim que me proporcionaste bons povs Danny :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Gosto muito dessa maneira de pensar. Respeitar a opinião de todos e ser sincero!
      Eu tenho esperança que melhore :). Vamos lá ver!

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar