terça-feira, 23 de setembro de 2014

Opinião - "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", C. S. Lewis

Sinopse:

“Com mais de 85 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, As Crónicas de Nárnia são um dos clássicos da literatura infanto-juvenil mais apreciados de sempre. Publicado em 1950, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa é o segundo volume das célebres crónicas, seguindo-se a O Sobrinho do Mágico, dado a conhecer ao público pela Presença em Abril de 2003. A aventura começa durante a Segunda Guerra Mundial, quando Peter, Lucy, Edmund e Susan são obrigados a sair de Londres e a instalar-se numa pequena cidade em Inglaterra, na casa de um professor solteirão. Enquanto exploram a mansão, Lucy descobre uma passagem secreta muito especial no guarda-fatos do velho professor, que dá acesso a um misterioso mundo...Uma obra mágica, vencedora do prémio Keith Barker para o Melhor Livro Infantil do Segundo Milénio. Superprodução da Walt Disney Pictures e Walden Media com estreia em Dezembro de 2005.”


Opinião:

Apesar de já ter idade para ler livros para adultos, a verdade é que nunca é tarde para ler um livro infantil ou juvenil. E desta vez o livro escolhido foi este, dando início à minha descoberta de Nárnia, sobre a qual já tinha ouvido falar muito bem pela Bloguinha Tomé.

“As Crónicas de Nárnia” são compostas por 7 livros. E, apesar de este não ser supostamente o primeiro livro da saga, li-o primeiro por indicação da Tomé :), e comprovo que ler este livro primeiro fez sentido, uma vez que neste testemunhamos a primeira visita a Nárnia pelas personagens principais. No entanto, ainda não li mais nenhum, pelo que se calhar a ordem estipulada também poderá fazer sentido.

O título “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” resume muito bem o que se passa neste livro. A narrativa começa quando 4 crianças – Peter, Lucy, Edmund e Susan – vão para a casa de um professor. E é através desta casa, nomeadamente através de um guarda-roupa, que Lucy descobre uma passagem secreta para Nárnia – um mundo mágico para ela desconhecido. E como em todos os mundos mágicos que já conheci, se por um lado existe a magia e beleza que tanto os caracteriza - o leão, também existe alguém mau e cruel – a feiticeira. Podemos dizer então que o título nos traduz os ingredientes desta maravilhosa história :). Maravilhosa porque nos dá a conhecer um mundo mágico, de fantasia e porque transmite as diferentes lições de vida de uma maneira simples e discreta capaz de envolver essencialmente o público infantil.

Claro que lendo esta obra em adultos, há que ter em atenção que esta não foi escrita para este público-alvo, e este facto é bastante notório. É uma leitura simples, leve e mágica, contendo assim aquilo que considero necessário para o público infantil. Se por um lado sou uma grande fã de Harry Potter, por outro sinto que se tivesse lido estes livros em pequena talvez houvesse uma certa probabilidade de ser uma grande fã de Nárnia, no entanto, continuo a achar que ainda não encontrei nada que me deixe tão feliz como “Harry Potter”. :) E com isto não estou a dizer que não me tornei fã agora, mas ler enquanto adulto é sempre diferente de ler quando somos mais pequenos.

Para quem tem filhos pequenos é, sem dúvida, um livro que recomendo, um livro que me fez reviver os tempos em que devorava toda a colecção “Os Cinco”, mas com uma pitada de magia que me faz lembrar as sensações provocadas por “Harry Potter”.  Claro que esta comparação é apenas uma maneira de descrever aquilo que senti ao ler este primeiro volume, porque no fundo estas colecções são muito distintas! Cada uma com as suas personagens, o seu mundo e o seu valor!




Este livro já foi adaptado ao cinema, sendo que até vi o filme antes de ler o livro. E confesso que está bastante fiel ao livro :), o que é muito bom! Aqui fica o trailer.


6 comentários :

  1. Boa noite :)
    Acho que nunca se é adulto de mais para se ler obras como deste tipo! Acho que é uma excelente obra e muito aconselhável para qualquer tipo de faixa etária :D
    Beijos,
    -F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      É um facto que nunca é tarde para ler certos livros, no entanto, senti que este está mesmo direccionado para o público infantil :). Mas não deixou de ser uma agradável leitura :).

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  2. Gostei de ler a tua opinião acerca deste volume de As Crónicas de Nárnia, que embora seja considerado um clássico, nunca me conseguiu convencer (nenhum deles)
    Já "Os cinco" bem os cinco é outra loiça, guardo ainda as velhinhas edições da editorial Notícias com mais de 25 anos nas minhas mãos. Passava hora a devorá-los.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno :)

      Ainda bem que gostaste :). No entanto, é como disse, aconselho-o o mais ao público infantil. Contrariamente por exemplo ao Harry Potter que acho que ler em adulto ou em pequenos faz igualmente sentido, este devido à sua simplicidade na minha opinião não convence tanto um adulto. Mas lá está é uma historinha que tem uma certa magia :) e acho que isso é bom para os mais pequenos!
      Claro que os cinco tenho os 22 livros cá em casa :) e os devorei a todos! :)

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  3. Olá,

    Confesso que mesmo sendo adepto de Fantasia, nunca li nenhum livro deste escritor que é um dos nomes mais consagrados e acredito tem uma legião de leitores.

    Mas ainda vou a tempo eehehe, e comentario muito bom, gostei ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Sim, vamos sempre a tempo, apesar de que não sei se irás gostar ou não :). É mesmo uma história infantil :), mas bonita na minha opinião! E obrigada :).

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar