domingo, 21 de setembro de 2014

Opinião - "Perto de Ti, Longe de Nada", Sílvia Soares

Sinopse

"Recentemente divorciada, Julia procura afastar-se do passado e reencontrar a alegria num recomeço.

Partindo numa viagem sem destino, conta as suas aventuras e desventuras no blogue da revista para a qual trabalha. Os seus seguidores, novas amizades e também Erika, a sua instável amiga e divertida chefe, acompanham-na.

O pintor invulgar e cativante é Jean-Pierre que vive pelo mundo, sem amarras. Talentoso e confiante, julgava já não procurar nada… até conhecê-la. Tudo o que ele queria era pintar o seu retrato…

Fabrizio, Enzo, Marillia, Gerardo, Adelline, Maria Rita e Matteo são algumas das personagens que farão parte desta viagem, entrando ainda em cena os recém-casados Sara e Valter, a personificação de que os opostos se atraem.

E tudo começa em Milão… Pelo caminho, Julia encontra muito mais do que esperava. Mas será que encontra o que realmente procurava?

Uma história sobre o amor, nas suas diferentes formas, sobre a busca interior da felicidade."

 

Opinião

Em Perto de Ti, Longe de Nada, seguimos a história de Julia, ex-mulher de Vincenc, cuja história fica a meio em O Destino é Praga. No livro anterior da autora, é deixada uma janela aberta para o tema do qual este trata: a viagem em que Julia embarca, relatando-a no blogue da revista para a qual trabalha. O autor acompanha-a nesta viagem, seja através da narração do dia-a-dia da jornalista, seja através das próprias cartas que escreve aos seus leitores e aos mails para a sua editora.

Gostei bastante deste livro, que aprofunda mais as relações entre as personagens do que o anterior. Na verdade, embora a história se centre em Julia e na sua relação com Jean-Pierre, as personagens com quem se cruza multiplicam-se num leque de situações de vida diferentes e personalidades ainda mais diferentes. O talento da autora para construir personagens interessantes revela-se novamente nesta obra: mesmo as mais secundárias têm traços de personalidade vincados, passados complexos, são imperfeitamente humanas.

Também complexa é a relação entre Julia e Jean-Pierre. Esta agarra o leitor ao longo de todo o livro sem nunca anular o resto da história. A vertente da viagem nunca é descurada, e mantém-se até ao fim como a forma de Julia descobrir o que procura, numa viagem interior que compete com a exterior.


Apesar de adorar Itália e o ambiente que imprime nos livros que a elegem com pano de fundo, gostaria que mais locais em países vizinhos tivessem sido explorados no livro, nomeadamente a cidade onde a acção termina. No entanto, compreendo que a viagem ficcional tenha sido baseada nas vivências da própria autora, pelo que tenha predilecção por narrar os locais que mais a marcaram. E ao longo de todo o livro, incluindo na nota introdutória, é evidente a paixão que a autora tem não só pela escrita, mas pelos locais por onde passou.

Por outro lado, o facto de as cartas e mails que Julia escreve integrarem a narrativa torna-a mais leve, uma abordagem que aprecio como meio de diversificar a acção e incluir a profissão da personagem principal de uma forma mais marcante. No entanto, tal como em O Destino é Praga, reparei em algumas gralhas, ortográficas e de formatação, que espero que haja a oportunidade de corrigir em edições futuras.

Perto de Ti, Longe de Nada foi uma leitura agradável, com personagens interessantes e uma história que me prendeu. A química entre o casal central foi notória, e o facto de decorrer numa viagem pela Europa cria o ambiente ideal para um romance entre duas personagens como Julia e Jean-Pierre.

2 comentários :

  1. Adorei :) Não apenas como opinião, mas como texto em si! Obrigada Bloguinhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sílvia!

      Nós é que agradecemos a sua generosidade e disponibilidade! :)

      Boas viagens,
      Bloguinhas

      Eliminar