sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Posso Perguntar? Posso? - com Sílvia Soares


Sobre o autor:

"Nascida em 1985, criada entre o Porto e Amarante, cresci amante das letras e apaixonada pelos livros, com poucos mas bons amigos.
Hoje, licenciada em Economia, trabalho na área financeira numa multinacional. Escrevo sempre que posso, sonho que escrevo quando não posso.
Resido agora na zona da grande Lisboa, com o meu marido e filha, dividindo-me em mulher, mãe, dona de casa, profissional, escritora, leitora, turista e sonhadora. Sonhos? Muitos… e o maior é um dia poder ser escritora a tempo inteiro! Gostos… cappuccinos, gatos, comer bem, cinema, pastilhas elásticas e chá de canela ao meu lado, enquanto leio. Na carteira trago sempre um bloco de notas e um livro (ou dois) para ler.
Do Futuro, espero apenas uma coisa... que não deixe de existir logo a seguir ao dia de amanhã!"

Se quiserem saber mais acerca da autora e da sua obra, podem consultar o seu site oficial, página de facebook ou goodreads!


Entrevista:

Quando é que começou a escrever?

Sempre gostei muito de escrever, desde que aprendi. Já na escola primária as composições de duas páginas eram as minhas favoritas e parar de escrever era a parte mais difícil! Depois, fui escrevendo diários, cartas, inícios de livros e até ganhei alguns concursos de escrita, no tempo de escola. Mas só com a publicação de “Paris, Paris” é que comecei a levar a escrita mais seriamente.

Onde é que costuma escrever?

Honestamente, escrevo em todo o lado e nos lugares mais estranhos. Não tenho uma escrivaninha na qual me sento a escrever os meus livros. Não. É onde a inspiração surge. Numa esplanada, na praia, numa viagem de comboio, num quarto de hotel, no sofá e até a meio da noite, no bloco de mesa-de-cabeceira. Ando sempre com um bloco de notas comigo, porque, na verdade, para mim, a escrita é assim mesmo… surge quando menos espero e tenho de estar preparada para agarrar o momento. 

Quando escreve vai mostrando a alguém ou só no final pede opinião? E quem é a primeira pessoa a quem mostra o seu trabalho?

Não gosto muito de partilhar aquilo que escrevo enquanto não estiver terminado e revisto pelo menos uma vez por mim. A primeira pessoa com quem partilho o meu trabalho… depende do momento e da pessoa mais próxima (que goste de ler, claro!). 

Que autores influenciaram a sua escrita?

Diria que todos os que li! Sim… aprende-se sempre algo em cada livro. Quando leio aprecio muito o modo de escrever do autor, exatamente porque acho que nos enriquece. 

Qual é o primeiro livro que se recorda de ler?

Quando aprendi a ler, os meus pais ofereceram-me uma coleção de livros infantis para eu ir treinando. E andava sempre em redor deles. Ainda os tenho hoje para ir lendo à minha filha. Mas o primeiro livro (com mais de 50 páginas) que me recordo de ter lido, era ainda miúda, foi o primeiro livro da coleção “O Bando dos Quatro” de João Aguiar. Lembro-me de ter ficado agarrada à história e acabei por fazer quase a coleção toda. 

Qual é o próximo livro na sua lista de leitura?

O próximo livro na minha lista (interminável) de livros para ler é “O Melhor Lugar do Mundo é Aqui Mesmo” de Francesc Miralles, Care Santos.

Quais são os seus livros preferidos? E os seus autores preferidos?

Este tipo de pergunta faz-me sempre desesperar. :) A minha cabeça entra num turbilhão à procura nas suas estantes internas de favoritos e entra rapidamente em curto-circuito. Não consigo, desculpem. E a cada livro que leio se torna mais difícil decidir. Mas para não deixar nenhuma das vossas amáveis perguntas por responder… prefiro romances no feminino, casos da vida e finais felizes! Quanto a autores, posso destacar aqueles com que me identifico: Nicolas Barreau, Elizabeth Gilbert, Domenica de Rosa, Daniel Glattauer e muitos outros. 

Qual a melhor companhia para um livro? Um café, praia, o quentinho do sofá?

Depende do estado de espírito. Um bom livro é já de si uma ótima companhia, portanto, nem que seja um livro e eu numa paragem de autocarro a chover torrencialmente… Já sou feliz! Mas prefiro um livro e uma chávena de chá ou caneca de chocolate quente ou cappuccino, um livro e uma mantinha no sofá, um livro e uma bela vista na esplanada, um livro e a imagem itinerante da janela de um comboio… podia continuar sem fim. :)

Relativamente à sua mais recente obra, Perto de Ti, Longe de Nada, em que se inspirou?

Este meu último livro publicado, tal como explico na nota de autora, foi inspirado na viagem que fiz com a minha família no verão de 2013. Foram 7 países em 9 dias e muitas paisagens de cortar a respiração e experiências inesquecíveis. Para descobrirem mais… só lendo! hehe

Comparativamente aos dois romances anteriores que diferenças podemos encontrar?

Este romance é muito diferente das minhas anteriores publicações. “Paris, Paris” é um conto e “O Destino é Praga” tem um ritmo mais acelerado e está escrito num formato diferente. Gosto sempre de inovar no modo como o livro se apresenta ao leitor e na forma como a história é contada. “Perto de Ti, Longe de Nada”, sendo continuação do anterior, talvez seja um romance mais focado na personagem principal e mais inspirador para quem buscar mudar de vida. 

Gostava de ver alguma das suas obras adaptada ao cinema/televisão?

Não é o meu objetivo final como escritora, mas confesso que gostaria de ver as minhas histórias a passar numa tela de cinema. Mais por curiosidade ou sensação de realização, digamos.

Já alguma vez se deparou com alguém a ler um livro escrito por si por exemplo num transporte público ou outro local? Como se sentiu?

Por acaso ainda não. E apesar de desejar que os meus livros cheguem a mais e mais gente… a sensação seria estranha. Tanto poderia ficar nervosa e mudar para o outro lado da rua, como interromper a leitura para dizer “É meu, é meu!”.

O que diria a alguém que se estiver a iniciar como autor?

Tem de ter muita vontade de escrever, perseverança e acima de tudo confiança em si mesmo!

Quais são os seus projetos futuros?

Ter uma casa com piscina, mais filhos, dar a volta ao mundo! Ah! :) Quanto à escrita! Escrever enquanto isso me der prazer e quem sabe um dia poder ser escritora a tempo inteiro!


Agradecemos à Sílvia por se ter disponibilizado para esta entrevista, e nos ter proporcionado a oportunidade de ler os seus livros, sempre com imensa simpatia e generosidade! Desejamos-lhe as maiores felicidades e sucesso!

2 comentários :

  1. Olá,

    Gostei de ler a entrevista que está bem pensada sem duvida, um nome que não conhecia confesso :)

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha!

      Vale a pena conhecer. Se ficou curioso, próximos dias vamos publicar algumas opiniões. :)

      Boas viagens,
      Bloguinhas

      Eliminar