sábado, 1 de novembro de 2014

Opinião - "Prometo Falhar", Pedro Chagas Freitas


Sinopse:

“Prometo Falhar é um livro de amor. O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta. O amor. No seu estilo intimista, quase que sussurrado ao ouvido, Pedro Chagas Freitas leva o leitor aos estratos mais profundos do que sente. E promete não deixar pedra sobre pedra. Mergulhe de cabeça numa obra que mostra sem margem para equívocos porque é que é possível sair ileso de tudo. Menos do amor. O amor acontece quando desistimos de ser perfeitos.”



Opinião:

É uma tarefa árdua e ingrata escrever uma opinião relativamente a este livro, e isto porquê? Por um lado, porque a minha opinião é totalmente o oposto daquilo que as livrarias e qualquer tipo de publicidade transmitiram sobre “Prometo Falhar”, dando ao livro o primeiro lugar no top. Por outro lado, porque este exemplar me foi gentilmente cedido pela editora Marcador. No entanto, espero ao longo desta opinião conseguir transmitir o que penso e sinto da forma mais sincera possível.

Provavelmente, o sentimento que reinou no início da leitura foi a desilusão. Aquando do lançamento deste livro, tudo indicava que seria uma grande obra, e acredito que não terei sido a única a ficar curiosa e a querer lê-lo. Contudo, a verdade é que aquilo que encontrei quando folheei as primeiras páginas não foi de todo aquilo que esperava.

Por um lado, esperava que fosse um romance, isto também porque se encontra classificado como tal em muitos locais. E aqui não sei se o problema é meu ou não, mas de facto o livro em questão não se enquadra na minha definição de romance. Sim é sobre o amor, mas até um thriller pode ser sobre o amor. Na verdade, este conjunto de páginas que Pedro Chagas Freitas juntou para dar origem a um livro de 392 páginas não deixa infelizmente de ser isso mesmo, isto é, um conjunto de páginas aleatórias onde o único tema em comum é o amor. E eu que achava que o amor era impossível de definir, impossível de descrever, que era algo que se demonstrava. Pois bem, achava e continuo a achar que é isso mesmo. Mas pior do que tentar descrever ou definir o que é o amor é destruir a ideia que eu tinha do que era o amor. Se o amor é como descreve o autor então não sei se vale a pena.

Por outro lado, 392 páginas sobre o amor pareceu-me a cada página que li “mais do mesmo”. Talvez conseguisse atribuir uma classificação ligeiramente melhor ao livro se este fosse reduzido a 50 páginas. Da maneira como foi escrito, tornou-se maçudo e aborrecido, o que não me permitiu ler mais do que 10 páginas em cada dia. A verdade é que tive que intercalar esta leitura com a de outros livros, uma vez que estava a perder o gosto pela leitura. Se antigamente mesmo cansada lia antes de me deitar, com este livro, preferia dormir.

É um facto que este livro tem um ou outro ponto positivo. Tem de facto algumas frases bonitas que isoladas até dão belos pensamentos. No entanto, para mim, a beleza de um livro existe quando um autor consegue transmitir algo com as suas palavras, quando as palavras são mais do que palavras, quando as palavras trazem algo com elas, seja amor, tristeza, raiva, ódio ou até sofrimento. E isto, que é aquilo que mais prezo num livro, não existe na escrita de Pedro Chagas Freitas. Se por um lado as frases são bonitas, por outro são repletas de um vazio. De que me adianta dizer que amo alguém se não amar ninguém?

Infelizmente não posso recomendar este livro, contudo, respeito quem eventualmente possa gostar do mesmo e esta é, claro, apenas a minha opinião.



12 comentários :

  1. Muito obrigada pela tua opinião sincera sobre este livro! É isto que procuro num blogue!!! Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Roberta :)

      Não tens de agradecer. Se há coisa que tentamos sempre é ser sinceras. :) Foi-me muito difícil escrever esta opinião, pelo que é muito bom saber que encontras aqui o que procuras :). Obrigada pelo teu comentário.

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  2. Olá,

    Parabéns pela opinião sincera, penso que até para o escritor será útil :)

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha :)

      Não tens de agradecer! Se é útil ou não, não sei sinceramente :). Mas sim, tentei não só dizer q minha opinião, mas também justificá-la.

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  3. Excelente review, de facto se tivesse lido a sua opinião, não teria comprado o livro.. também estava à espera de uma historia de amor.. mas afinal enganei-me. Quando começei a ler, achei que os capitulos eram muito curtos, a historia bastante confusa.. pensei que era de mim.. afinal, são crónicas! :(
    http://alebanac.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anabela :)

      Fico contente que tenhas gostado da opinião! Apesar de tudo, foi uma opinião difícil de escrever e que certamente não agradará a todos.

      Acho que mais do que ser um bom ou mau livro, a publicidade a ele feita criou expectativas não correspondentes à realidade e que isso foi um dos grandes problemas.

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  4. Comprei ontem o livro com uma grande expetativa. Mas afinal revelou-se uma desilusão. Estava à espera de um bom romance, visto que o titulo do mesmo sugeria uma boa história na minha opinião. Gostei muito da review e concordo plenamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina :)

      Fico contente que tenhas gostado da review, uma vez que tive alguma dificuldade em escrevê-la. Por vezes é difícil sermos sinceros da maneira correcta :)! E confesso que depois deste livro, penso sempre duas vezes antes de comprar um livro. Sempre serviu para aviso! :)

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  5. Partilho em nível e grau a sua opinião. Me decepcionei um pouco. Gosto de livros com começo, meio e fim e esse sinceramente não está nesse estilo.
    Amei o blog....Parabéns pelas palavras muito bem colocadas!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Muito obrigada! É bom sentir que, apesar de difícil de escrever, consegui passar a mensagem que queria!
      Também gosto de livros com princípio, meio e fim :)! E infelizmente desiludiu-me mesmo muito este livro! Tanto que acho que li 3 livros em paralelo com este, porque estava a perder mesmo a vontade de ler no geral.
      Mais uma vez obrigada :)

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  6. Concordo com tudo que foi dito. Parei de ler na página 22 e não tenho a mínima vontade de continuar a leitura. Infelizmente criei uma expectativa muito grande e não foi nada do que imaginei. A partir de hoje, passarei aqui no seu blogue antes de comprar qualquer livro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luciana :)

      Fico muito contente que comeces a passar aqui no blog antes de comprar os livros! No entanto, claro que podes até gostar de livros que nós não gostamos tanto :). Por acaso, como referi, este livro foi-me oferecido pela editora para opinião. Mas se o tivesse comprado acho que me ia arrepender mesmo muito infelizmente. Mas pronto, é andar para a frente e pensar nos maravilhosos livros que existem por aí!!! Já agora, só porque é o meu pensamento neste momento, já leste "O Espião Português" do Nuno Nepomuceno? :)

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar