domingo, 11 de janeiro de 2015

Opinião - "O Destino é Praga", Sílvia Soares

Sinopse:

“Uma viagem de comboio, três vidas, o mesmo destino. Praga. Mas será que o destino não lhes reserva algo diferente quando a longa viagem terminar? Pode uma vida mudar em algumas horas, numa viagem de comboio expresso entre Hamburgo e Praga? Kris, uma jovem chef de bem com a vida, faz jus à expressão “quando menos esperamos, tudo pode acontecer “. Vincenc, um jornalista bem sucedido viaja com a elegante mulher por quem um dia viveu apaixonado. Julia, a ex-mulher, procura um fim e um recomeço. Encontros e desencontros que unem e afastam destinos em colisão. O destino é praga ao trazer-nos personagens peculiares que bem poderiam pertencer ao nosso dia-a-dia, com desafios que podiam ser os nossos, com desfechos que podiam acontecer a qualquer um! “O Destino é Praga” consegue dar-nos tudo isto numa história sedutora, repleta de imprevistos, tanto dramáticos como divertidos, sempre envolta no encantamento dos recantos da cidade e outros encantos que encontramos pelo caminho.”


Opinião:

“O Destino é Praga” é a primeira obra de Sílvia Soares, um verdadeiro romance. Apesar de não ser um livro muito conhecido, há que salientar que não tem menos valor por isso, pelo contrário. Quantos livros muito falados e divulgados já não lemos que não valiam o dinheiro que gastamos neles? E esta narrativa é de certa forma a prova de que, apesar de não publicado por uma editora conhecida, há muitos talentos escondidos. E com isto não quero dizer que esta é uma obra brilhante. No entanto, quero dizer que não deixa de valer a pena por isso.

Com uma linguagem acessível e uma escrita bastante fluída, é um livro que se lê num abrir e fechar de olhos. Sendo constituído por capítulos curtos, a verdade é que sem querer somos levados com as três personagens que fazem parte desta obra numa viagem até Praga.

Como já disse a Isabel na sua opinião, as personagens foram muito “bem construídas e, acima de tudo, são reais”. Acho que “REAL” é, sem dúvida, a melhor palavra para descrever o livro, uma vez que este se encontra repleto de sentimentos genuínos e de atitudes espontâneas e reais.

Sendo um romance que é, não o recomendo a quem não gosta de romances :). Já quem gosta deste género literário, de certeza que irá gostar de o ler e de sorrir com as situações mais caricatas e de certa forma previsíveis, mas que são tão naturais e genuínas, que não há nenhum mal nesta previsibilidade.

Quando terminei a leitura, fiquei um pouco indecisa entre as 3 e as 4 estrelas no goodreads. Como já referi acima, não posso dizer que seja uma obra brilhante, mas é tão bonita, simples, mágica e genuína, que o meu coração ganhou o poder de lhe atribuir as 4 estrelas :).

E não poderia acabar esta opinião sem agradecer à Sílvia Soares que gentilmente me cedeu este livro. Obrigada por isso e por toda a simpatia. Há quem diga que conseguimos saber um pouco do autor ao ler um livro seu. Será que conseguimos? Eu acho que sim :).




Podem também ler a opinião da Isabel aqui.

2 comentários :

  1. Olá!

    Não conhecia o livro, nem a autora. Fiquei muito curiosa com o livro.
    Gosto de histórias reais, com "os pés assentes na terra".

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura :)

      Fico contente por ter divulgado um livro e uma autora que ainda não conhecias! É um romance no sentido literal da palavra :), simples mas bonito :). Penso ques pode adquirir o livro ou entrando em contacto com a Sílvia Soares, ou através da Editora: Lulu.

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar