segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Opinião - "Alma Rebelde", Carla M. Soares

Sinopse:

“No calor das febres que incendeiam a Lisboa do século XIX, Joana, uma burguesa jovem e demasiado inteligente para o seu próprio bem, vê o destino traçado num trato comercial entre o pai e o patriarca de uma família nobre e sem meios. Contrariada, Joana percorre os quilómetros até à nova casa, preparando-se para um futuro de obediências e nenhuma esperança. Mas Santiago, o noivo, é em tudo diferente do que esperava. Pouco convencional, vivido e, acima de tudo, livre, depressa desarma Joana, com promessas de igualdade, respeito e até amor. Numa atmosfera de sedução incontida e de aventuras desenham-se os alicerces de um amor imprevisto... Mas será Joana capaz de confiar neste companheiro inesperado e entregar-se à liberdade com que sempre sonhou? Ou esconderá o encanto de Santiago um perigo ainda maior?”


Opinião:

Não fui a primeira bloguinha a ler algo de Carla Soares. No entanto, não descansei enquanto não pude ler! Expectativas? Tinha muitas. Já tinha ouvido maravilhas sobre a autora e os seus livros mas, apesar de já estar a contar com isso a priori, a verdade é que fui surpreendida de uma maneira única e quase inexplicável ao longo da leitura!

Para começar, posso dizer que fiquei indecisa entre as 4 e as 5 estrelas e que compreendo na íntegra a atribuição destas estrelinhas :). No entanto, se por um lado fiquei indecisa, por outro tinha a certeza absoluta que eram 5 estrelas que eu iria atribuir a este livro. Se calhar agora fui confusa, mas vou tentar explicar esta minha aparente contradição!

Primeiro e acima de tudo, 5 estrelas para a autora! Apesar de já ter lido pequenos textos da mesma no seu blog “Monster Blues”, a verdade é que nada do que tenha lido se compara ao que está escrito nestas 280 páginas. A melhor palavra para descrever a sua escrita é “deliciosa”. Não era exactamente isto que estava à espera. É belo, melodioso, uma verdadeira escrita de encantar que nos envolve a cada virar de página . E este foi um dos grandes motivos que me fizeram adorar a obra.

Por outro lado, também a ajudar a chegar às 5 estrelinhas, “Alma Rebelde” é um romance dos meus, repleto de personagens maravilhosas e muito bem construídas. Mas mais do que bem construídas, elas conquistam o leitor. Joana, Santiago, D. Ana, qual delas a minha preferida? :) Todas elas agora num cantinho especial do meu coração. Personagens tão reais, tão imperfeitas, tão naturais, tão familiares, tão únicas!

Comecei a ler o livro devagarinho e fui logo conquistada. Mas houve um ponto, algures perto do meio, que me levou a devorá-lo! Tinha tanto para fazer nesse dia! Tinha que me deitar cedo até! Mas tornei-me rebelde e não fiz o que tinha a fazer, e muito menos me deitei cedo como devia. Arrependo-me? :) Claro que não! Que bem que dormi nessa noite.

Agora, tenho saudades dele! Que vontade de voltar a folhear aquelas páginas. Que vontade de voltar a rir-me com Santiago. Que vontade de viver as dúvidas de Joana, novamente. Que vontade em voltar a acreditar no amor, como durante esta leitura! Talvez um dia volte a pegar nesta obra e a saborear cada frase muito devagarinho.

E face a isto podem perguntar-se: Porque fiquei indecisa com as 4 estrelas? Porque apesar de tudo, soube-me a pouco! Mas também não descobri o que me faltou e, sinceramente, não sei se quero saber! Adorei toda a narrativa e toda a escrita da Carla, e por isso nunca poderia dar menos do que 5 estrelas.

E agora que paro para pensar, esta foi a primeira obra da autora. Se esta me arrebatou por completo, como serão as outras 2 publicadas? Todo o potencial vê-se em “Alma Rebelde” e eu, que não aprecio particularmente ler ebooks, vou ter de ler o “A Chama ao Vento” e claro, de seguida, “O Cavalheiro Inglês”!

Por fim, tenho de deixar uma mensagem à Carla:

Espero que nunca pare de escrever. Sei que por vezes a vida se torna difícil, que as motivações se desvanecem e que os obstáculos são por vezes muito difíceis de ultrapassar! Mas por saber de tudo isto é que digo que foi um prazer ler este livro. E apesar de ter adorado a narrativa e o seu desenrolar, a verdade é que o que adorei mesmo foi o que escreveu e a maneira como o fez!



8 comentários :

  1. Olá,
    Ainda não li nada desta autora mas quero muito ler O Cavalheiro Inglês. Mas talvez também vá ler Alma Rebelde porque a tua opinião é tão entusiasmante que fiquei muito curiosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia :)

      Como disse acima, vejo que muita gente anseia por ler "O Cavaleiro Inglês". Acredito que isto seja também fruto de uma boa divulgação e por ser o seu livro mais recente.

      Acho que deves ler o "Alma Rebelde" :), vale muito a pena, pelo menos claro na minha opinião!

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  2. Olá Vanda :)

    Fico muito contente que tenhas gostado! Vejo que muita gente anseia por ler "O Cavaleiro Inglês". Ainda não o li, pelo que não te posso dizer nada sobre ele. No entanto, optei por ler os livros da Carla Soares pela ordem pela qual foram escritos! Mas claro que isso fica ao teu critério.

    Olho para "Alma Rebelde" e vejo um "primeiro livro" em todos os sentidos, e com isto não quero dizer que se nota na leitura em termos de qualidade do livro. Mas é repleto de emoção e carinho, como se fosse o nosso primeiro amor :). Acredito que tenha sido o primeiro amor da Carla :), metaforicamente falando claro.

    Por isso sim, recomendo muito, e fico mesmo contente que o vás ler, seja agora ou um dia mais tarde!

    Boas viagens,
    Rosana

    ResponderEliminar
  3. Agora não sei se devo ler primeiro este ou "O Cavaleiro Inglês". Fico a aguardar tua opinião sobre este último. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel :)

      Ainda não sei quando vou ler "O Cavaleiro Inglês". Primeiro vou ler "A Chama ao Vento" e livros de outros autores também claro. Por isso, para já, a única coisa que te posso dizer é que gostei mesmo muito de ler "Alma Rebelde" :).

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  4. Concordo totalmente. Foi o único que li da autor e adorei. Quando comecei, não imaginava o que me esperava.

    ResponderEliminar