segunda-feira, 6 de abril de 2015

Opinião "Não Sou Esse Tipo de Miúda", Lena Dunham

Sinopse:

“Lena Dunham, a aclamada criadora, produtora e protagonista da série GIRLS, surpreende-nos com um divertidíssimo, sábio e sincero conjunto de reflexões pessoais que a convertem numa das mais talentosas jovens escritoras da atualidade. Em Não Sou Esse Tipo de Miúda, a autora aborda as experiências típicas de quem está a entrar na vida adulta: apaixonar-se, sentir-se só, pesar cinco quilos a mais não obstante só ingerir alimentos saudáveis, ter que falar numa sala repleta de homens com o dobro da sua idade ou encontrar o amor verdadeiro. Uma obra criativa e inteligente, que capta de forma notável a comédia que tantas vezes se esconde nos acontecimentos mais comuns do dia a dia.”


Opinião:

Em primeiro lugar, tenho de agradecer à Editorial Presença a oferta deste exemplar para leitura e opinião. Contudo, mais uma vez sinto-me numa posição ingrata na escrita da mesma. No entanto, como é habitual da minha parte, vou ser sincera e tentar transmitir aquilo que penso e sinto relativamente a esta obra.

Como já divulgado aqui no blogue, este livro enquadra-se nos géneros não ficção e ensaio, biografias e memórias, humor, e tem como público-alvo o público feminino (20-30 anos). Apesar de estar incluída neste público-alvo e de o achar adequado, a verdade é que não me identifiquei em quase nenhum momento com a autora. Certo é que as nossas vidas não são semelhantes, no entanto, não consegui criar aquela empatia necessária para compreender quer Lena Dunham, quer o próprio livro.

Sendo uma biografia da autora, ao longo da obra vemos a descrição de vários momentos da sua vida, acompanhada sempre por um tom humorístico. Como podemos ler na sinopse, a autora aborda "as experiências típicas de quem está a entrar na vida adulta: apaixonar-se, sentir-se só, pesar cinco quilos a mais não obstante só ingerir alimentos saudáveis, ter que falar numa sala repleta de homens com o dobro da sua idade ou encontrar o amor verdadeiro”. No que diz respeito a isto, seria de esperar algum potencial para o livro, uma vez que são temáticas comuns e importantes nos dias de hoje. Mas infelizmente, o que senti foi que ficou tudo limitado ao potencial, isto é, apesar do objectivo ser de certa forma louvável, a forma como a autora contou a sua história não foi de encontro com o objectivo. 

À partida será um livro que ou se gosta ou não se gosta, dependendo da maneira como o tom humorístico nos atinge. A verdade é que o humor impregnado nas descrições me passava um pouco ao lado.

Apesar disto, o livro encontra-se bem escrito. Denota-se até alguma pesquisa por parte da autora em assuntos mais elaborados, existindo até bastante coerência na explicação dos mesmos. De referir a descrição de episódios bulímicos, de distúrbios obsessivos compulsivos e até mesmo da hipocondria. E a explicação clara destes acontecimentos é de congratular.

É um livro que provavelmente não vai atingir a nota certa em toda a gente, mas que recomendo para aqueles que desejam descobrir mais um pouco sobre a vida desta celebridade.



5 comentários :

  1. Olá,
    Não conhecia a autora embora já tenha visto o livro em várias livrarias (o titulo é bastante apelativo).
    Embora eu goste de não ficção este não é o meu género favorito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Eu também não conhecia a autora. Se calhar o livro teria feito mais sentido para mim se tivesse acompanhado a série "GIRLS" :).

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  2. Olá Vanda :)

    Tenho esperança que te agrade mais do que a mim! Depois dizes o que achaste sim? :)

    Boas viagens,
    Rosana

    ResponderEliminar
  3. Olá Rosana,

    Já há muito tempo que vi uma opinião deste livro num blogue americano. E fiquei curiosa em o ler. Embora não seja o meu tipo de leitura.
    Mas sabe sempre ler um livro descontraído.

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura :)

      Confesso que também não é bem o meu tipo de livro. No entanto, espero que quando tiveres oportunidade de o ler, tenhas uma leitura agradável!

      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar