segunda-feira, 20 de abril de 2015

Opinião - " O Homem Duplicado", José Saramago

Sinopse:

"Tertuliano Máximo Afonso, professor de História no ensino secundário, «vive só e aborrece-se», «esteve casado e não se lembra do que o levou ao matrimónio, divorciou-se e agora não quer nem lembrar-se dos motivos por que se separou», à cadeira de História «vê-a ele desde há muito tempo como uma fadiga sem sentido e um começo sem fim».Uma noite, em casa, ao rever um filme na televisão, «levantou-se da cadeira, ajoelhou-se diante do televisor, a cara tão perto do ecrã quanto lhe permitia a visão, Sou eu, disse, e outra vez sentiu que se lhe eriçavam os pêlos do corpo»...Depois desta inesperada descoberta, de um homem exactamente igual a si, Tertuliano Máximo Afonso, o que vive só e se aborrece, parte à descoberta desse outro homem. A empolgante história dessa busca, as surpreendentes circunstâncias do encontro, o seu dramático desfecho, constituem o corpo deste romance de José Saramago."

Opinião:

Tenho de começar esta opinião a dizer que considero Saramago brilhante. A sua forma de contar uma história exige atenção e compromisso se se quer extrair todo o potencial da narrativa. Quem aprecia este autor, sabe que independentemente do livro que for, algo de bom nos espera. "O Homem Duplicado” não é excepção.

Tertuliano Máximo Afonso poderia ser um homem qualquer, daqueles que passam por nós na rua, que nada de extraordinário possui a não ser o nome que os pais lhe decidiram dar aquando do seu nascimento. No entanto, a história criada à volta desta personagem não tem nada de comum.

Como sempre, Saramago cria o seu próprio ritmo durante a narrativa. No decorrer da história habilmente introduz as suas reflexões, que apesar de escritas com uma linguagem simples, possuem sempre um significado profundo. 

O autor em todos os seus livros demonstra uma capacidade imensa de ver o que move os humanos e as suas relações, fazendo com que cada personagem crie um local no nosso coração. Além disso, incita em nós uma curiosidade imensa para saber o que as personagens estão de facto a sentir, por vezes, até mais do que a resolução dos problemas e mistérios do enredo.

Algo verdadeiramente extraordinário neste livro é a forma como as personagens expressam o seu afecto. De facto, para mim, esta história contém uma das interacções mais românticas que já li, e que certamente não irei esquecer, nem encontrar rival, num futuro próximo. 

Contudo, acho que não compreendi o objectivo da história, ou então, talvez não queira ver a mensagem que ele quer transmitir. No entanto, isto não tira nenhuma beleza à história.

Para aqueles que gostam de Saramago este livro não irá certamente desiludir! Contém todos os factores que levam as pessoas a odiar ou a amar este autor.


"..., estamos obrigados por natureza ou condição a seguir caminhos paralelos, mas a distância que nos separa, ou divide, é tão grande que na maior parte dos casos não nos ouvimos um ao outro."





Podem ler a opinião da Tomé aqui.

2 comentários :

  1. AMO Saramago e tenho vindo a reler a sua obra! Com a tua opinião, Sofia, sinto que não demorarei muito a voltar a embrenhar-me em qualquer um dos seus romances, seja este ou outro qualquer!
    Beijos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana
      Saramago tem uma qualidade dificil de encontrar, ainda bem que a opinião a incentivou a pensar nele novamente .

      Boas Viagens
      Sofia

      Eliminar