quarta-feira, 13 de maio de 2015

Opinião "Maya", Alastair Campbell

Sinopse:

"Maya Lowe é uma das actrizes mais famosas da actualidade e Steve Watkins o seu velho amigo dos tempos de escola. Ambos juram que nada mudou na sua amizade desde então. Mas pode uma amizade sobreviver à fama mundial? Pode um homem como Steve, que trabalha numa empresa de distribuição para as bandas de Heathrow, fazer parte da vida desta estrela? Ele está convencido disso… Mas, por entre as voltas e reviravoltas da vida pública e privada de Maya, a distância entre o que Steve pensa e a realidade é cada vez maior. No mundo em que a obsessão com a celebridade é uma constante, a descoberta da realidade pode ser dura. Este novo romance de Alastair Campbell, em parte thriller, em parte uma análise da psicologia da fama, retrata-nos uma sociedade que se alimenta da vaidade, do êxito, e que sofre as perigosas consequências desta voragem."


Opinião:

Em primeiro lugar, tenho que agradecer à Editorial Bizâncio pela oferta deste exemplar para leitura e opinião ao blogue. É o primeiro livro que leio de Alastair Campbell e, para começar, a escrita do livro é bastante agradável. No entanto, penso que esse facto se deve não só ao próprio autor, mas também à editora pela tradução cuidada da obra. E assim sendo, há que deixar aqui os parabéns à mesma.

No que diz respeito à obra propriamente dita, esta retrata essencialmente a vida de uma celebridade – Maya. No entanto, a fama não é, sem sombra de dúvida, o tema mais abordado. Digamos que acaba por ser apenas a base da história, a partir de qual surgem as mais variadas temáticas na narrativa: desde o que é a fama, como é a vida de alguém famoso, como são as suas relações e, mais importante ainda, as repercussões das atitudes de todas as pessoas.

E aqui há que apresentar outra personagem: Steve Watkins, o melhor amigo de Maya. É com ele que vivemos um sentimento muito forte: a obsessão. E aqui tenho que congratular o autor pela excelente transmissão do mesmo. Por vezes tive vontade de afastar o livro de mim, de tanta obsessão que o caracterizava. Mas não considero isto um problema, uma vez que só assim seria possível a transmissão da verdadeira mensagem pelo autor.

É verdade que não costumo ler muitos livros do género e que não é o meu género favorito. No entanto, foi uma leitura que me surpreendeu, tornando-se agradável e empática para mim enquanto leitora. É um livro que recomendo, mesmo para quem não tem por hábito aventurar-se pelos caminhos da fama!



Sem comentários :

Enviar um comentário