sábado, 16 de maio de 2015

Opinião - "O Diário do Meu Suicídio", Rui Miguel Almeida

Sinopse:

“Até que ponto somos culpados pelas escolhas que fazemos? Estará o certo sempre certo e o errado sempre errado?

Diogo, um professor de liceu, casado e pai de dois filhos, é um homem amargurado, sentindo em demasia o peso dos dias e o seu desfiar de exigências. Pondera pôr termo à vida, mas falta-lhe a coragem. Inicia então a escrita de um diário, uma espécie de terapia, desabafando nas páginas em branco as suas frustrações, sempre acompanhado por uma boa dose de álcool.

Algum tempo depois, conhece Anabela, uma jovem professora que o vai despertar para sentimentos e sensações outrora adormecidos. Pelo meio há uma melhor amiga de honestidade grosseira, uma aluna muito especial, e a descoberta de segredos perturbadores sobre os filhos e a esposa. Nem tudo acaba da melhor forma, e entre o que se cala e o que fica por conhecer, as vidas vão-se vivendo, na paz possível.”


Opinião:

Foi com grande agrado que recebemos este belo exemplar da Coolbooks para leitura e opinião. No entanto, confesso que não tinha qualquer expectativa antes de iniciar esta leitura, o que foi muito bom. E, sendo assim, apesar de transmitir a minha opinião, a verdade é que espero não vos criar expectativas indesejadas!

Confesso que quando li o título desta obra fiquei com algum receio de não gostar da mesma, uma vez que para mim, e provavelmente para muitas pessoas, a palavra/o tema suicídio é muito delicado e, por vezes, de muito difícil compreensão. Face a isto, não esperava saborear o livro da forma que saboreei. Foi uma verdadeira surpresa!

Por outro lado, esta é uma obra publicada apenas em formato ebook. E ainda estou um bocadinho atrasada neste mundo em constante evolução. Pensei mesmo que este facto iria tirar algum prazer à leitura. Mas, mais uma vez, estava enganada! Consegui ler muito bem este exemplar.

No que diz respeito à obra propriamente dita, como podemos ver descrito na sinopse, a narrativa desenrola-se em torno de “Diogo, um professor de liceu, casado e pai de dois filhos, um homem amargurado, sentindo em demasia o peso dos dias e o seu desfiar de exigências”. No entanto, mais do que um diário da sua vida e dos seus próprios desgostos, problemas e dúvidas, ao longo da narrativa ficamos a conhecer muito bem a vida de cada uma das personagens que dela fazem parte. E com isto pretendo demonstrar que o livro é bem mais do que um diário, bem mais do que desabafos!

A cada virar de página encontramos as mais belas reflexões sobre temas tão cruéis e delicados, como o suicídio, a vontade de viver, as consequências das nossas acções, a família e, como não poderia faltar, o amor! E durante a leitura tirei várias vezes o chapéu ao autor pelo significado que cada uma destas reflexões teve para mim! Foram muitas as vezes em que dizia dentro de mim “Como isto é verdade!”.

Não é meu objectivo tirar o pano que cobre esta bela obra! Como qualquer outra, não sei se irá agradar a todos os leitores. No entanto, é um livro que recomendo por todas as reflexões que nele estão guardadas!



2 comentários :

  1. O título chama muito à atenção, por razões diversas, é verdade. Infelizmente, atiças-te a minha curiosidade. ;)
    Beijinhos e Boas Leituras!

    *Mistery

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Que bom! Vou trocar o "infelizmente" por "felizmente" :).

      Beijinhos,
      Rosana

      Eliminar