domingo, 10 de maio de 2015

Opinião "O Outro Lado", Gabrielle Zevin

Sinopse:

“Liz acorda no camarote de um navio, que partilha com Thandi, uma adolescente da sua idade que lhe é completamente desconhecida. Aliás, como tudo o que a rodeia, à excepção de Owen, o vocalista da sua banda de rock preferida. Ao fim de algum tempo Liz descobre que morreu e se encontra agora em O Outro Lado, um lugar de sublime beleza, muito semelhante à Terra e, no entanto, completamente diferente. Mas Liz tem demasiadas saudades da sua vida na Terra.”


Opinião:

Para quem não sabe, “O Outro Lado” é uma obra que pertence à colecção “Noites Claras” da Editorial Presença, colecção esta que inclui maioritariamente livros infanto-juvenis. E, sendo assim, tenho de dizer: “Não deixem de passar nesta secção!” :) A verdade é que podemos ler muitos livros em qualquer idade, independentemente da sua classificação, e este não é excepção!

Como o título da obra indica, a narrativa desenrola-se no outro lado, assentando na premissa de que existe um lado para o qual iremos depois da nossa morte. Mais uma vez num livro desta colecção vejo a morte retratada para o público infanto-juvenil, mas esta não é tão chocante nem tão dura como seria de esperar.

Assim, Gabrielle Zevin proporciona ao leitor uma outra visão do que é a morte, a de uma nova vida! Infelizmente, não tenho como descrever e explicar todo o sentido desta frase sem contar a história. Só me resta convidar-vos a ler o livro e retirar a magia que nele existe para vocês próprios como eu a tirei!

E claro que a morte não é o único tema abordado ao longo do livro, pelo contrário. Como é óbvio, morte não existe sem a vida, vida esta repleta de coisas que a fazem valer a pena! Amor, amizade e família são sentimentos que também têm lugar nesta obra tão especial.

Em suma, posso dizer que “Noites Claras” foi uma colecção muito bem pensada pela Editorial Presença e que, sendo o terceiro livro que leio da mesma, continuo com vontade de descobrir e ler mais obras que dela fazem parte. Atrevam-se a conhecer o outro lado de Gabrielle Zevin! :)


2 comentários :

  1. Olá!

    Já há muito que este livro está na minha mira :)
    Gostei da premissa e da capa. Acho que o vou incluir na minha lista.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura :)

      Também gostei muito da premissa quando o comprei e já me tinham dito que era uma história bonita! E a verdade é que é mesmo, bonita aos olhos de quem a lê! Espero que gostes!

      Beijinhos,
      Rosana

      Eliminar