segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Opinião “Milagres do Céu”, Christy Beam

Sinopse:

"Annabel, de nove anos, sofre de uma doença rara e fatal no aparelho digestivo. Durante anos a fio, foi submetida a exames e tratamentos intensos e dolorosos. Em dezembro de 2011, num dia em que Annabel se sentia mais animada para ir brincar com as irmãs na propriedade da família, no Texas, tropeçou e caiu de cabeça no interior de uma árvore oca com quase 10 metros de profundidade. 

Presa no interior do tronco, sozinha e sem luz, receia-se o pior, mas com uma fé inabalável em Deus, a criança atravessa por uma experiência extraordinária. Na manhã seguinte, no hospital, Annabel conta aos pais que, guiada pela luz do seu anjo da guarda, visitara o céu e conhecera Jesus. Tal relato poderia ser facilmente interpretado como uma consequência traumática do acidente. Porém, algo de inesperado e insólito aconteceu que deixou todos, familiares e equipas médicas, perplexos. 

Milagres do Céu é uma história emocionante sobre a luta pela vida de uma criança, a fé de uma família e a constatação de que, por vezes, os milagres acontecem."


Opinião:

Para começar o mês de Dezembro, decidi enveredar por este livro gentilmente cedido pela Editorial Presença para leitura e opinião ao blogue. Queria ler algo leve, mas que ao mesmo tempo alcançasse o meu coração, e foi exactamente isso que encontrei.

Milagres do Céu é uma história verídica contada por Christy Beam, a mãe de Annabel, uma menina de 9 anos com uma doença rara e fatal do aparelho digestivo. Não leio com muita frequência este tipo de livros, no entanto, a verdade é que consigo tirar o chapéu a Christy Beam, porque de facto é uma história que merecia ser contada.

No entanto, creio que não será uma leitura adequada para todas as pessoas. Uma das temáticas mais abordadas ao longo da obra é a fé e o acreditar em Deus e Jesus. E, a verdade, é que nos dias de hoje, nem todas as pessoas acreditam. No entanto, isso não quer dizer que não possam gostar da história, penso que pode é não ser exactamente esta a leitura que procuram. Apesar disto, é sem dúvida uma história bonita a ler principalmente nesta época – o Natal!

É um livro pequeno, com 184 páginas, de leitura rápida e fácil e, como tal, não quero relatar aqui tudo o que acontece. Posso apenas dizer que estamos perante o relato de uma mãe, com sentimentos como o amor, a tristeza, a frustração, e finalmente a fé – a fé de que os milagres existem e que merecem ser contados.

É verdade que a vida de cada um de nós pode por vezes estar repleta de obstáculos, desilusões e sofrimentos, mas se há algo que este livro nos ensina é que não estamos sozinhos. E foi ao longo deste que marquei pela primeira vez uma página com um postit, pois encontrei uma descrição que ainda não tinha encontrado em nenhum livro. É muito difícil estar triste e num beco sem saída, mas também é muito difícil para quem está do lado de fora vê-lo e até lidar com isso. Assim, deixo aqui este excerto que de certa forma tocou o meu coração.

“Tudo isto me permitiu pensar de outro modo sobre a minha própria luta contra a depressão, um estado que se assemelha muito à sensação de cair num buraco fundo e escuro de onde não se consegue sair por mais que se arranhem as paredes. As pessoas que nos amam estão mesmo ao nosso lado – elas podem amparar-nos e tocar-nos, e querem fazê-lo, estão de facto desesperadas por comunicar connosco -, mas nós estamos fechados no interior de uma carapaça impenetrável, onde parece não existir luz, nem ar, nem uma saída, e enrolamo-nos numa pequena bola onde permanecemos fechados. Não há forma de os nossos entes queridos saberem o que se passa connosco nem como compreendermos o inferno que eles enfrentam ao lutarem por nos salvar.”

Pouco mais posso dizer :), apenas que talvez os milagres existam, como existiram para Christy Beam!


Para mais informações sobre o livro, consulte o site da Editorial Presença aqui.

Sem comentários :

Enviar um comentário