segunda-feira, 13 de junho de 2016

Opinião "A Livraria dos Finais Felizes", Katarina Bivald

Sinopse:

“Se a vida fosse um romance, o da Sara certamente não seria um livro de aventuras. Em vinte e oito anos nunca saiu da Suécia e nenhum encontro do destino desarrumou a sua existência. Tímida e insegura, só se sente à vontade na companhia de um bom livro e os seus melhores amigos são as personagens criadas pela imaginação dos escritores, que a fazem viver sonhos, viagens e paixões. Mas tudo muda no dia em que recebe uma carta de uma pequena cidade perdida no meio do Iowa e com um nome estranho: Broken Wheel. A remetente é uma tal Amy, uma americana de 65 anos que lhe envia um livro. E assim começa entre as duas uma correspondência afetuosa e sincera. Depois de uma intensa troca de cartas e livros, Sara consegue juntar o dinheiro para atravessar o oceano e encontrar a sua querida amiga. No entanto, Amy não está à sua espera, o seu final, infelizmente, veio mais cedo do que o esperado. E enquanto os excêntricos habitantes, de quem Amy tanto lhe tinha falado, tomam conta da assustada turista (a primeira na história de Broken Wheel), Sara decide retribuir a bondade iniciando-os no prazer da leitura. Porque rapidamente percebe que Broken Wheel precisa de um pouco de aventura, uma dose de auto-ajuda e, talvez, um pouco de romance. Em suma, esta é uma cidade que precisa de uma livraria. E Sara, que sempre preferiu os livros às pessoas, naquela aldeia de poucas gente, mas de grande coração, encontrará amizade, amor e emoções para viver. E finalmente será a verdadeira protagonista da sua vida.”


Opinião:

Quando este livro chegou à minha caixa de correio fiquei muito contente! Já o tinha visto em várias fotografias nas redes sociais, e o título e a capa eram bastante apelativos. Assim, foi com grande curiosidade que enveredei na leitura desta obra.

Como já devem ter reparado sou uma grande fã de romances. No entanto, a verdade é que nem todos os romances conseguem corresponder às minhas expectativas. E quando comecei a leitura constatei que não era bem isto que estava à espera. No entanto, como tudo o que é estranho e novo, “primeiro estranha-se e depois entranha-se”. E foi exactamente o que se passou comigo na leitura deste livro.

Quando dei por mim, estava a acompanhar com bastante carinho a viagem da protagonista – Sara – por Broken Wheel. Como devem ter percebido pela sinopse, a narrativa desenrola-se nesta pequena cidade, que possui muito poucos habitantes. Assim, a autora proporciona ao leitor um ambiente familiar e ternurento, tornando quase impossível a ausência de carinho pela cidade e pelas diferentes personagens.

Mas o que torna esta história tão peculiar é que o factor propulsor da narrativa são os livros! E é graças à troca de livros que Sara conhece Amy e Broken Wheel. Cansada da sua vida e da exigência da sua própria família, esta viaja à procura de uma nova aventura. Mas quando chega ao seu destino, encontra tudo menos aquilo que esperava.

Acima de tudo, temos uma obra repleta de carinho, amizade, compaixão e entre-ajuda. Apesar de termos também romance à mistura, não foi essa parte da narrativa que alcançou o meu coração curiosamente. Achei o final da obra um pouco previsível e apressado, focado essencialmente no romance, não correspondendo inteiramente ao que esperava da obra.

Contudo, foi uma leitura agradável, não fosse ela sobre aquilo de que tanto gosto – livros! :)



2 comentários :

  1. Olá
    Quero muito ler este livro :) Adoro quando as histórias também se relacionam com livros!
    Pela tua opinião, apesar de o final ser um pouco apressado, acho que iria gostar.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara :)
      Sim, o livro não é perfeito, mas é muito "carinhoso"! Acho que é a palavra que mais se adequa à obra. Mas depois diz-me o que achaste também!
      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar