quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Opinião "Viver Sem Ti", Jojo Moyes

Sinopse:

“Como seguir em frente depois de se perder a pessoa amada?

Como construir uma vida que valha a pena ser vivida?

Louisa Clark já não é uma jovem banal a viver uma vida banal. O tempo que passou com Will Traynor transformou-a, sendo agora uma pessoa diferente que tem de enfrentar a vida sem ele. Quando um insólito acidente obriga Lou a regressar a casa dos pais, é impossível não sentir que está de volta ao ponto de partida. 

Lou sabe que precisa de um empurrão que a traga de novo à vida. E é assim que acaba por ir parar ao grupo de apoio Seguir em Frente, cujos membros partilham sentimentos, alegrias, frustrações e bolos intragáveis. Serão também eles que a levarão até Sam Fielding – um paramédico que trabalha entre a vida e a morte, e o único homem que talvez seja capaz de a compreender.

Mas eis que uma personagem do passado de Will surge de repente e lhe altera todos os planos, lançando-a num futuro muito diferente…. Para Lou Clark, a vida depois de Will Traynor significa reaprender a apaixonar-se, com todos os riscos que isso implica.

Em "Viver Sem Ti", Jojo Moyes traz-nos duas famílias, tão reais como a nossa, cujas alegrias e tristezas nos tocarão profundamente ao longo de uma história feita de surpresas.”


Opinião:

Depois de terminar a leitura desta obra achei que o melhor seria reflectir um pouco sobre ela. Para quem não sabe, “Viver sem ti” é a continuação do livro “Viver depois de Ti” de Jojo Moyes. E isto por si só impulsiona muito facilmente a sua leitura! A história de Will Traynor e Louisa Clark será, sem dúvida, uma das histórias que ficará sempre na memória de qualquer leitor – seja por bons ou por maus motivos. Através de um tema controverso, a verdade é que a autora conseguiu na minha opinião provar aquele tão doloroso ponto-de-vista.

Mas “Viver sem Ti” nada tem a ver com “Viver depois de Ti”. E penso que este é o maior senão desta obra! Como em qualquer continuação, os leitores vão criar as suas expectativas! E tenho claro que ressalvar que este segundo volume consistirá apenas na viagem pela vida da Louisa posteriormente à morte de Will.

Foi com grande curiosidade que efectivamente progredi na sua leitura. No entanto, pensei várias vezes o que é que esta me iria trazer de novo. E com isto não quero dizer que não estamos perante uma história bonita, porque estamos! Apenas quero dizer que a história poderia existir com quaisquer outras personagens.

Mas ignorando este facto, em “Viver sem Ti”, conhecemos uma Louisa Clark um pouco diferente, mas com uma base comum – a enorme vontade de ajudar os outros permanece, assim como a sua espontaneidade e entrega! Assim, Louisa Clark assume sem dúvida a alma de “Viver sem Ti”.

Como seria de esperar surgem outras personagens na vida de Louisa – e a maior revelação é o aparecimento de uma personagem que não posso revelar! Em paralelo, surge também um homem na vida de Louisa que poderá ou não deixar a sua marca!

Mas incrivelmente, a lição que a autora nos transmite é curiosamente a mesma! Com outros métodos, repito aqui as doces palavras de Will Traynor.

“Só tens uma vida. Tens a obrigação de a viver da forma mais plena possível”

Apesar de não ter sido o que eu esperava, reflectindo sobre o assunto, também não poderia ser de outra forma. Foi muito bom rever Louisa Clark, uma personagem com a qual me identifico muito, e relembrar que quando perdemos alguém a vida continua e também tem de ser vivida – devagar, devagarinho.

Por fim, deixo aqui o meu agradecimento à Porto Editora, que gentilmente me cedeu um exemplar para leitura e opinião. Li o livro de um folgo só, e só por isso, Jojo Moyes e claro a Porto Editora estão, mais uma vez, de parabéns!



1 comentário :