quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Opinião "O Bicho-da-Seda", Robert Galbraith

Sinopse:

"Quando o escritor Owen Quine desaparece, a sua mulher contrata os serviços do detetive privado Cormoran Strike. De início pensa que o marido se ausentou por uns dias - como já acontecera anteriormente - e recorre a Strike para o encontrar e trazer de volta a casa. No decorrer da investigação, torna-se claro que o desaparecimento do escritor esconde algo mais. 

Quine tinha acabado de escrever um romance onde caracterizava de forma perversa quase todas as pessoas que conhecia. Se o livro fosse publicado iria certamente arruinar algumas vidas - pelo que haveria várias pessoas interessadas em silenciá-lo. E quando Quine é encontrado, brutalmente assassinado em circunstâncias estranhas, começa uma corrida contra o tempo para tentar perceber a motivação do cruel assassino, um assassino diferente de todos aqueles com quem Strike se tinha cruzado... "

Um policial de leitura compulsiva com um enredo que não dá tréguas ao leitor, O Bicho-da-Seda é o segundo livro desta aclamada série protagonizada por Cormoran Strike e pela sua jovem e determinada assistente Robin Ellacott. 

Robert Galbraith, um pseudónimo de J.K. Rowling, é o autor do bestseller Quando o Cuco Chama, o primeiro volume desta nova série. O detetive privado Cormoran Strike está de volta neste novo romance policial!"

Opinião:

Em “O Bicho–da-Seda” voltamos a encontrar-nos com Cormoran Strike que, após o seu trabalho num caso anterior, teve o seu talento reconhecido e, com isso, os novos clientes que tanto precisava. Assim, entre os casos de maridos e esposas desconfiadas surge-lhe o caso de Owen Quine. 

Owen Quine, um escritor com um estilo macabro e retorcido, está desaparecido há alguns dias quando a sua esposa, Leonora, recorre a Strike para o encontrar. Contudo, como seria de esperar, o caso não é tão linear como Leonora o apresenta. 

Neste volume, começamos por ter um Cormoran mais relaxado; poderia dizer-se até mais feliz, devido ao sucesso que tem tido a nível profissional e por um problema pessoal parecer estar já a afastar-se. Vemos o detective de forma mais pessoal, apesar de nem sempre com aspectos positivos, mas que o tornam extremamente apelativo por não ser perfeito mas sim alguém  a tentar simplesmente viver. 

Por seu lado, também a personagem de Robin é aqui mais explorada, acrescentado mais à narrativa que no primeiro volume. Apesar de ser a “secretária” de Strike, mostra-nos mais uma vez que as suas capacidades e ambições vão muito para além disso. 

Todavia, apesar de as personagens serem claramente importantes e serem o que move a história, foi a forma como o mistério nos é apresentado que me cativou plenamente. Durante toda a história,  temos acesso à mesma informação e sabemos o que estão a fazer as personagens, dentro do que é possível sem nos ser revelado com as letras todas quem é o culpado.Desta forma, não só todas as palavras importam, como também todas as descrições e interacções entre as personagens. 

É o tipo de livro de mistério que aprecio, que me faz ler e ler, com o cérebro sempre a pensar, sempre a tentar descobrir o que às vezes parece tão óbvio para as personagens. Em “O Bicho-da-Seda” senti que o ritmo estava ainda melhor construído que no livro anterior, de forma mais viciante e apelativa, com um crime que tanto nos faz desviar o olhar, como ao mesmo tempo querer descobrir o que motiva o perpetuador. 

Deste modo, as investigações de Cormoran Strike já ganharam um lugar na minha lista de policiais a seguir! Uma história para aqueles que adoram o detalhe, assim como desligar completamente do dia-a-dia de forma a se tornarem, por momentos, um detective.

 
" Por vezes, os assassinados eram portadores de mensagens dos seus assassinos como sinais metidos à força nas suas mãos hirtas e mortas."
 

Sem comentários :

Enviar um comentário