terça-feira, 4 de outubro de 2016

Opinião "A Rapariga no Comboio", Paula Hawkins

Sinopse: 

"O êxito de vendas mais rápido de sempre. O livro que vai mudar para sempre o modo como vemos a vida dos outros.

Todos os dias, Rachel apanha o comboio...

No caminho para o trabalho, ela observa sempre as mesmas casas durante a sua viagem. Numa das casas ela observa sempre o mesmo casal, ao qual ela atribui nomes e vidas imaginárias. Aos olhos de Rachel, o casal tem uma vida perfeita, quase igual à que ela perdeu recentemente.

Até que um dia...

Rachel assiste a algo errado com o casal... É uma imagem rápida, mas suficiente para a deixar perturbada. Não querendo guardar segredo do que viu, Rachel fala com a polícia. A partir daqui, ela torna-se parte integrante de uma sucessão vertiginosa de acontecimentos, afetando as vidas de todos os envolvidos.

De leitura compulsiva, este é o thriller do momento, absorvente, perturbador e arrepiante."

 

Opinião:

Já tinha adquirido o livro “ A Rapariga no Comboio” há bastante tempo. Contudo, deixei-o ficar na prateleira até agora. Na realidade o que reacendeu o meu interesse pela história foi o facto de a estreia da adaptação cinematográfica estar a aproximar- se e querer ver o filme apenas depois da leitura do livro.

Devido a todo o mediatismo da obra e do filme nele inspirado, as minhas expectativas na partida para a leitura eram elevadas, o que a maior parte das vezes acaba por nos levar num caminho para a desilusão. Todavia, nesta história isso não aconteceu!

Os capítulos são narrados por 3 personagens femininas, e decorrem tanto no presente como no passado, o que exige alguma atenção na leitura. De facto, por várias vezes tive de ir ao início do capítulo só para confirmar a data.

A personagem principal, Rachel, o elo de ligação de todo o livro, está incrivelmente bem construída. A autora não cai no facilitismo de criar uma personagem perfeita, fácil de simpatizar, mas apresenta-nos uma mulher cheia de defeitos, de má escolhas, que nos fazem revirar os olhos mas que também nos faz sorrir com cada vitória.

Como seria de esperar, li o livro rapidamente. No entanto, não foi o ler rápido de “estou a devorar páginas e sei isso”, foi mais estar a ler e de repente já se terem passado 50 páginas e nem ter reparado.

Além disso, é um livro que desde o início nos faz ficar obcecado pelos pormenores, a ler cada fala com atenção, a atentar em todas as descrições e pequenos pedaços de informação que as personagens vão descobrindo ou revelando. Devido a esta característica tão bem trabalhada, sabemos exactamente o momento em que desconfiámos do criminoso e a linha e página exacta em que descobrimos o criminoso.

Paula Hawkins cria um mistério incrivelmente humano, viciante e bem construído, que nos relembra que nunca sabemos o que verdadeiramente se passa com as pessoas com quem cruzamos no nosso caminho.


Podem ler a opinião da Bloguinha Isabel aqui.

A adaptação cinematográfica do livro estreia a 6 de Outubro em Portugal. Fica aqui o trailer para os curiosos :) 




2 comentários :

  1. Curiosamente vou hoje à antestreia. Não li o livro mas tenho gostado de grande parte das opiniões :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João :)

      Espero que o filme esteja a altura do livro, é uma boa história :)

      Boas viagens,
      Sofia

      Eliminar