terça-feira, 8 de novembro de 2016

Opinião “Inferno”, Dan Brown

Sinopse:

“«Procura e encontrarás.»

É com o eco destas palavras na cabeça que Robert Langdon, o reputado simbologista de Harvard, acorda numa cama de hospital sem se conseguir lembrar de onde está ou como ali chegou. Também não sabe explicar a origem de certo objeto macabro encontrado escondido entre os seus pertences. Uma ameaça contra a sua vida irá lançar Langdon e uma jovem médica, Sienna Brooks, numa corrida alucinante pela cidade de Florença. A única coisa que os pode salvar das garras dos desconhecidos que os perseguem é o conhecimento que Langdon tem das passagens ocultas e dos segredos antigos que se escondem por detrás das fachadas históricas. Tendo como guia apenas alguns versos do Inferno, a obra-prima de Dante, épica e negra, veem-se obrigados a decifrar uma sequência de códigos encerrados em alguns dos artefactos mais célebres da Renascença - esculturas, quadros, edifícios -, de modo a poderem encontrar a solução de um enigma que pode, ou não, ajudá-los a salvar o mundo de uma ameaça terrível…Passado num cenário extraordinário, inspirado por um dos mais funestos clássicos da literatura, Inferno é o romance mais emocionante e provocador que Dan Brown já escreveu, uma corrida contra o tempo de cortar a respiração, que vai prender o leitor desde a primeira página e não o largará até que feche o livro no final.”


Opinião:

“Inferno” já se encontrava na minha lista de livros a ler há muito tempo! Depois de ler “O Código da Vinci”, “A Conspiração”, “A Fortaleza Digital” e “O Símbolo Perdido”, chegou a hora de ler esta última obra do autor publicada pela Bertrand Editora. Deixo desde já o meu agradecimento à editora que gentilmente me cedeu um exemplar para leitura e opinião.

Apesar de ser um autor de renome, e continuar a ter muitos leitores, apercebi-me de que a magia de Dan Brown se foi desvanecendo ao longo dos tempos. Por um lado entendo porque é que isto acontece. Não posso mentir, “Inferno” foi exactamente aquilo que eu já esperava – a que muitos podem chamar “mais do mesmo”. No entanto, assim como nenhum fã de leitura romântica se cansa de ler os livros de Nora Roberts, também nenhum fã de thrillers, história e cultura se cansará verdadeiramente de Dan Brown. Acredito ter sido o melhor que já li, dentro deste género literário.

Dan Brown consegue simultaneamente apresentar em cada livro que escreve uma narrativa com um bom ritmo, contínuo e sem interrupções, e, ao mesmo tempo, uma história que apesar de frenética é rica em inúmeros pormenores. Aquilo que mais me atrai nos seus livros é o facto de saber que sempre que escolher uma das suas obras, vou aprender algo de uma forma lúdica e não maçadora!

No que diz respeito a “Inferno”, temos como pano de fundo histórico as teorias do Inferno de Dante, e como realidade o sobrecrescimento da nossa população. Com esta dicotomia, mais uma vez Dan Brown traz ao leitor um tema actual e controverso. Fica a questão:

Será que devemos fazer algo para evitar o crescimento populacional? Sim ou não? :)

Se no início da leitura pensava de uma maneira, a dúvida instalou-se muito facilmente em mim :)

Certo é que enveredei por esta leitura sem qualquer preocupação e expectativa, e não me empenhei muito em apanhar o autor em falso! Como tal, deixei, mais uma vez, que este me pregasse uma rasteira, assim como nas outras obras por ele publicadas! E, por isso, considero que Dan Brown cumpriu o seu propósito e que, apesar de ser “mais do mesmo”, não me desiludiu em nada!

Agora, só me falta mesmo ver o filme e apreciar os já tão bem descritos monumentos apresentados. :)


Para os curiosos como eu, aqui fica o trailer do filme:




Sem comentários :

Enviar um comentário