quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Opinião "Lua do Lobo", M. Barreto Condado

Edição: Novembro 2015
Páginas: 257
ISBN: 9781519566195

Sinopse

“Somos uma Irmandade – escolhidas pelo sangue, unidas pela vontade. Quando a noite cai sobre a Terra com o seu manto de sombras, é na luz da Lua que encontramos proteção. De nós é-nos exigida lealdade, altruísmo e coragem. Sob o símbolo da Cruz vivemos e nele confiamos. A nossa força reside na nossa união. 

Seguidoras da antiga Ordem, chegará a hora em que seremos chamadas para fechar um ciclo. Sob o olhar atento das nossas mentoras e dos nossos protetores. E quando à noite o lobo uivar, o sinal estará dado. Prepara-te porque começou. 
E só nós te poderemos ajudar.
 

Lua do Lobo é o primeiro volume da nova trilogia Irmandade da Cruz, o regresso da autora MBarreto Condado às sagas de fantasia e magia.” - in Goodreads



Opinião

"Lua do Lobo" foi-nos gentilmente oferecido pela autora.

A Lisboa dos nossos dias é a morada de uma antiga escola para raparigas, tão prestigiada como misteriosa. Ana sempre foi aluna do colégio e conhece-o de alto a baixo – mas conhecerá todos os seus segredos? Que aventuras esperam a corajosa adolescente e as suas amigas? Porque é que subitamente as paredes não parecem estar tão quietas como antes? E é no mínimo estranho que comecem a aparecer pequenos objetos no seu quarto quando tinha a certeza de ter trancado a porta…

A literatura fantástica continua a ter um grande lugar de destaque na minha prateleira, mesmo tendo os meus gostos evoluído ao longo do meu percurso literário. A “Lua do Lobo” despertou em mim a mesma curiosidade e entusiasmo que na Bárbara de há uns anos atrás, que começava a dar os primeiros passos na ficção mais “adulta” mas que ainda não dispensava a literatura juvenil. (O que é a etiqueta “young adult” senão uma maneira de nos fazer sentir bem com a nossa busca de aventuras primaveris numa altura em que isso nos começa a ser negado, estendendo igualmente a mão aos adolescentes mais precoces?)

Ana é uma protagonista que faz muito bem esta ponte. Determinada e com fome de aventuras, neste que é o seu último ano num local a que durante muito tempo chamou casa. O seu gosto pela Natureza e a sua ligação a Lua, a loba que a descobre na escola, são características muito marcadas e que nos levam a perceber Ana como um espírito livre, verdadeiramente fadada para o que as misteriosas profecias da escola lhe reservam.

Em relação às personagens secundárias, Carlota, uma das amigas de Ana, conquistou-me com a tirada irónica sempre pronta e a lealdade à protagonista. Arkadius, o principal interesse amorose de Ana, não dá muito a conhecer da sua personalidade, a não ser no que diz respeito à paixão por esta... Gostava de vê-lo um pouco mais desenvolvido. Em relação à antagonista da história, Sofia, cai por vezes no cliché da mulher desprezada, mas a certa altura da narrativa conseguimos perceber que tem outras motivações que lhe conferem alguma profundidade.

Há dois pontos que me impediram de desfrutar por completo deste livro. Em primeiro lugar, penso que o público-alvo foi pouco definido – se é verdade que no início falo numa aventura de uma jovem adulta, com todas as inconsistências e paixões próprias da idade, também o é de que falamos de uma jovem que poucas oportunidades teve de desenvolver uma maturidade afectiva, e que subitamente se vê a braços com dois pretendentes. A entrega de Ana com tamanho arrebatamento aos mesmos parece-me pouco credível numa adolescente como ela. Parece que existem duas Anas nesse aspecto – a que interage com as suas amigas e com Lua, e a que se perde de amores por Arkadius. Em segundo lugar, gostava que o mythos desta escola e do povo de lobos fosse mais elaborado. Fala-se da criação da escola e nas crenças das Irmãs, mas não parece ser algo muito estruturado… Fiquei com vontade de saber mais, e espero que na continuação da série possa ficar a conhecer melhor a Irmandade da Cruz.

No geral, é um livro que deixa o leitor preso às suas páginas, e com vontade de descobrir mais sobre os mistérios da Irmandade e sobre o que espera estas jovens, principalmente Ana. Há muito deixado em aberto pela autora no fim deste primeiro volume, portanto teremos de aguardar pela continuação da Irmandade da Cruz!


Sem comentários :

Enviar um comentário