domingo, 27 de novembro de 2016

Opinião " A Vingança Serve-se Quente", M. J Arlidge

Sinopse: 

"Seis incêndios em vinte e quatro horas, dois mortos e vários feridos...

Na calada da noite, três violentos incêndios iluminam os céus da cidade. Para a detetive Helen Grace, as chamas anunciam algo mais do que uma coincidência trágica - este cenários infernal de morte e destruição revela uma ameaça nunca antes vivenciada.
No decurso da investigação, descobre-se que aquele que procuram não é apenas um incendiário em busca de emoções fortes - os atos criminosos denunciam um assassino meticuloso e calculista. Alguém que pretende reduzir as suas vítimas a cinzas...
Uma nuvem negra de medo e desconfiança estende-se sobre a cidade, à espera de faísca que provocará a próxima tragédia. Conseguirá Helen descobrir a tempo quem será a próxima vítima?"

 

Opinião :

Sendo este o quarto livro da série, por esta altura já devem ter percebido que esta colecção faz parte daquelas que adoro! De facto, se forem ao site da Topseller, podem encontrar uma pequena descrição sobre o autor que diz "Os seus livros, traduzidos para várias línguas, são autênticos êxitos de vendas e têm recebido críticas excelentes de todos os meios de comunicação social internacionais.", o que neste caso é totalmente compreensível face à qualidade das histórias que este escreve.

Por este ser o quatro volume, poderia -se pensar que a magia já se estaria a esgotar, que as ideias iriam começar a tornar-se repetidas e que o padrão do enredo se tornaria previsível. Mas não!

De facto, como o autor se debruça sobre o lado mais negro do ser humano sem medo e vergonha, e como, infelizmente, o ser humano consegue mostrar maldade de maneiras infinitas, parece-me que terá sempre uma nova linha de pensamento que pode seguir. 

Neste livro, o perpetuador dos crimes não o faz de formas convencionais, mas sim através do fogo, e o autor sabe explorar muito bem a dicotomia do fascínio do fogo pelos olhos do criminoso, e do lado destrutivo e implacável que os incêndios têm na vida das pessoas. 

Além disso, consegue descrever muito bem as consequências do crime. Não só as directas e imediatas, mas principalmente aquelas que ficarão para sempre, que inevitavelmente tornarão as pessoas diferentes e as suas vidas numa transformação dolorosa em algo novo. 

Porém, neste livro temos um bocadinho menos de Helen, o que em parte me desagradou, mas depois acaba por nos deixar focar mais no crime em si e na investigação que está a decorrer. Apesar disso, conseguimos ver uma evolução nesta personagem que é tão cativante, vendo algo positivo nascer na sua vida. 

Não fosse toda a história boa a suficiente, o livro acaba de uma forma muito bem pensada, deixando-nos já a salivar por mais e ansiar por mais uma investigação liderada pela detective Helen Grace.

" A escuridão pode revelar-se uma amiga."


Podem ler as opiniões da Sofia aos primeiros livros da série "Helen Grace":
"Um, Dó, Li, Tá", M. J. Arlidge
"A Casa das Bonecas", M. J. Arlidge
 

Sem comentários :

Enviar um comentário