segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Opinião "Os Piratas", Manuel António Pina

Sinopse:

"E se, de repente, te visses a bordo de um navio de piratas? Não fazes ideia de como foste lá parar, só sabes que tens de salvar a tua mãe, mas o Capitão toma-te por um dos seus grumetes… No meio do desespero, acordas e pensas que tudo não passou de um terrível pesadelo. Mas logo te apercebes que ainda trazes na cabeça o lenço vermelho de pirata… Terá sido sonho ou realidade?"


Opinião:

Foi uma grande surpresa quando o correio trouxe cá para casa duas sugestões infantojuvenis da Porto Editora - "O Menino-Estrela", de Oscar Wilde, com opinião já publicada e "Os Piratas - Teatro", de Manuel António Pina.

Como o próprio título indica, esta história é-nos apresentada sob a forma de um teatro, está integrada no Plano Nacional de Leitura, sendo recomendada para meninos e meninas com 8-10 anos. Nunca fui muito fã de ler obras de teatro. No entanto, confesso que fiquei bastante surpreendida com este pequeno livro nesse aspecto. É uma excelente forma de dar a conhecer este género de escrita aos mais pequeninos, na medida em que possui uma apresentação simples das personagens, caracterização das mesmas, divisão da peça nas várias cenas e sua contextualização.

Para além disso, nesta nova colecção Reino de Letras, a Porto Editora apresenta uma capa apelativa, um tamanho de letra e espaçamento adequado que tornam muito fácil a sua leitura!

No que diz respeito à história em si, são vários os temas apresentados pelo autor: como o próprio titulo indica, "Os Piratas". Mas não é só de piratas que o livro é feito. Temos como personagens principais Manuel e Ana - também pequeninos como os leitores a quem a obra é dirigida. E a partir daqui o autor aborda a curiosidade enorme das crianças, o receio pelo desconhecido, o medo, os sonhos e até a amizade.

Assim, como nos diz também a sinopse do livro - "No Reino das Letras, o rei chama-se Sonho e a rainha Imaginação!" :) Porque não conhecer este reino? Fica aqui a sugestão.



7 comentários :