domingo, 12 de março de 2017

Opinião "Matéria Escura", Blake Crouch

Sinopse

'“Estás satisfeito com a tua vida?” São as últimas palavras que Jason Dessen ouve antes de cair inconsciente, derrubado por um sequestrador disfarçado. Antes de acordar amarrado a uma maca, rodeado por estranhos. Antes de um homem que ele não conhece lhe sorrir e lhe dizer: “Bem-vindo de volta, Jason!”.

Neste mundo em que acordou, a vida de Jason não é a que ele conhece. A sua mulher não é a sua mulher. O seu filho não terá nascido. E ele não é um professor de Física numa faculdade medíocre, mas um génio reconhecido que foi capaz de algo notável, algo que se acreditava impossível.

É este o mundo real ou será um sonho? E, mesmo que a casa da qual se lembra seja real, como pode Jason voltar para a família que tanto ama? As respostas encontram-se numa viagem maravilhosa e mais assustadora do que ele poderia imaginar, uma viagem que o vai forçar a enfrentar o mais obscuro de si mesmo, ao mesmo tempo que luta contra um inimigo terrível, aparentemente imbatível.' - in Goodreads
 

Opinião

A sinopse de "Matéria Escura" revela pouco sobre a história, uma preciosa raridade para um thriller. Vou tentar não contar demasiado, mas apenas o suficiente para transmitir o quão inquietante a obra é para o leitor.

Jason Dessen é um professor de Física mediano, numa universidade mediana, que passou ao lado do que poderia ter sido uma carreira brilhante - pelo menos, é isso que lhe passa pela cabeça amiúde, mesmo quando passa bons momentos com a sua mulher e filho, com quem tem uma vida feliz. Mas será que se consegue ser verdadeiramente feliz e realizado quando se questiona se, há tantos anos, fez realmente a escolha certa?

Qualquer leitor assíduo já terá dado o salto lógico - será dada a Jason a oportunidade de viver a vida que não viveu. Mas a maneira como Crouch manipula as leis da Física, com o aconselhamento de mentes como a de Steven Hawking, Carl Sagan, Neil deGrass Tyson, é tão impressionante como o name dropping da página de agradecimentos.

Um dos pontos altos do livro, para mim, são as imagens vívidas tanto do espaço físico como do estado emocional das personagens, que evocam o medo no leitor. O rapto de Jason é absolutamente terrorífico, puxa-nos imediatamente para a narrativa logo no início. E a percepção lenta de Daniela de que a pessoa com quem partilha os seus dias está diferente de maneiras tão pequenas que quase a faz duvidar de si própria é também assustadora. Daniela é uma personagem que foi muito bem explorada por Crouch, na minha opinião, não se limitando a expectadora passiva dos acontecimentos, como muitos poderiam tê-la tornado. Para mim, foi muito fácil de empatizar com a sua viagem emocional nos últimos capítulos do livro.

"Matéria Escura" é um thriller psicológico muito inteligente e de ritmo rápido, que mantém o leitor sempre à espera do próximo passo. Recomendo a todos os fãs de ficção especulativa com emoções fortes!

Sem comentários :

Enviar um comentário