segunda-feira, 15 de maio de 2017

Opinião "Água do Meu Coração", Charles Martin

Sinopse:

"Com uma vida difícil desde criança e um passado no mundo dos negócios de que não se orgulha, Charlie Finn vive agora tranquilamente de trabalhos pouco transparentes que faz com o seu barco ao largo da costa de Miami. Charlie procura levar um dia de cada vez, sem grande agitação, no entanto, quando os seus atos têm consequências devastadoras para aqueles que mais ama, sente-se obrigado a reparar todo o mal que causou.  Decidido a trazer para casa são e salvo o filho do seu melhor amigo, viaja para a América Central. A viagem leva-o inesperadamente até León, um lugar a que outrora virara costas pelas piores razões, onde reencontra aqueles que pagaram pelas decisões cegas do seu passado, entre eles Paulina e a filha. Poderá o confronto com o passado conceder a Charlie a redenção de todos os males que provocou e ajudá-lo a encontrar um amor como nunca julgou possível?



Opinião:

"Água do meu Coração" foi uma obra que me atraiu pela sua sinopse. É um facto dado e adquirido que gosto muito de ler romances. Mas também é verdade que estes não precisam de ser sempre um mar de rosas. Aliás, um bom romance é sem dúvida aquele que através do bem ou do mal deixa uma leve ou grande marca em cada leitor!

E foi graças à gentileza da Porto Editora que fui lendo este livro devagarinho,  no caminho entre e o Inverno e a Primavera. Tardou, mas alcancei o fim ... Se por um lado, tem as suas desvantagens ler lentamente, a verdade é que neste caso a leitura não perdeu qualquer sabor.

A narrativa desenrola-se em torno de Charlie. Se por um lado ficamos a conhecer profundamente esta personagem principal, também o autor não se esquece de alcançar o coração profundo de cada uma das personagens ditas secundárias. E talvez tenha sido por isso que o sabor desta obra não se perdeu em momento algum! Porque nada ficou por dizer! Porque nada ficou pela superfície!

Charlie está longe de ser uma pessoa perfeita! Longe de ser um exemplo a seguir! Longe de ser uma personagem adorável! No entanto, está muito perto de ser a pessoa mais importante da vida de alguém! E com isto, consigo transmitir a mensagem principal desta obra. O valor das pessoas não está naquilo que aparentam ser, não está naquilo que fazem, não está nos seus erros ou conquistas, mas sim na "água do seu coração".

Com uma profissão não muito honesta, são aqueles que mais amamos que são postos em perigo. E é a partir desta premissa, que ficamos a conhecer verdadeiramente Charlie. Mas como em qualquer viagem pela vida de alguém ou neste caso em busca de alguém, são inúmeras as memórias que nos arriscamos a recordar. 

Mas como já referi acima não é apenas a personagem principal que ocupa lugar a cada virar de página. Não podemos esquecer o valor das pequenas coisas demonstrado por toda a população de León e, acima de tudo, por Paulina. Porque nem sempre é sozinhos que conseguimos abrir os olhos e que conseguimos entender o nosso verdadeiro valor!

Muito mais haveria a dizer sobre esta obra. No entanto, penso que esta é digna de ser lida e saboreada com o pano todo fechado!

Não, não estamos perante uma história de grande intensidade, de grande drama e de grande amor! Não estamos perante nenhum herói! Estamos perante inúmeras personagens humanas, repletas de um coração genuíno. Atrevam-se a conhecer "Água do Meu Coração", Charlie, Paulina e as maravilhas da terra e da população de León :).




Sem comentários :

Enviar um comentário