quarta-feira, 10 de maio de 2017

Opinião "Desaparecidos", Caroline Eriksson

Sinopse:


"Ninguém mente. Ninguém diz a verdade. Todos têm segredos."
 
 
"Greta acorda e percebe que Alex e Smilla ainda não voltaram. Saíram do barco para um passeio na ilha no meio do lago Maran, enquanto ela permaneceu a bordo, a descansar. Vai para terra procurá-los, mas rapidamente percebe que eles não estão na pequena ilha. Desapareceram.

O marido e filha desapareceram. Mas ela não é casada e nunca teve filhos…."

 

Opinião:

Quando li a sinopse do livro "Desaparecidos " fiquei curiosa com a premissa. Além disso, como era de um dos meus géneros favoritos e de uma escritora que não conhecia pareceu-me o livro ideal para uma nova leitura.

O livro foca-se principalmente em Greta. Esta, como personagem principal, não é alguém que nos conquista imediatamente. De facto, quando comecei a ler o livro, sentia-me irritada com a personagem principal, pois parecia viver na inércia do seu próprio desastre. Não resolvia nada, só vagueava de um lado para o outro à espera de encontrar as respostas que precisava. Apesar disto, ficamos rapidamente presos as paginas do livro e andamos na mesma procura desenfreada que Greta.

Na realidade, a história e a personagem mostram-se mais complexas do que parecem ao início. A irritação inicial acaba por passar e começa a chegar a compreensão da complexidade da sua vida.

Contudo, em alguns momentos senti que a autora não conseguia transmitir totalmente o pretendido ou ficava a meio de um raciocínio no capítulo. No entanto, o ritmo da história era muito adequado, com todos os acontecimentos encadeados, apesar de não nos serem apresentados numa cronologia linear.

Sendo assim, "Desaparecidos" é uma história que nos vicia, que nos leva numa viagem à vida de Greta onde nada é o que parece e onde todas as nossas verdades rapidamente se esfumam quando confrontados com os factos. 



1 comentário :