quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Opinião "A Primeira Pessoa e Outras Histórias", Ali Smith

Sinopse

"Um deslumbrante conjunto de narrativas passadas num mundo de permanente deslocação, mas onde as pessoas, mesmo assim, ainda encontram o que as ligue, ainda encontram mistério e amor. São histórias comuns, mas de uma beleza pungente: estranhos que trocam no pub memórias de natais passados; amantes que ao jantar rememoram peripécias do seu primeiro encontro, e que contam as do encontro com amantes anteriores; uma mulher que conta uma história ao seu eu de dezasseis anos.

Smith explora as ligações ténues entre o que nós sabemos e o que nós sentimos, criando uma ficção repleta de ideias, humor, subtileza e compaixão."

Opinião

A literatura tem coisas maravilhosas. Uma delas é tornar o mundano verdadeiramente especial. E esta obra é um bom exemplo disso!

Só tinha ouvido falar vagamente da autora quando comprei este livro na Feira do Livro de Lisboa, unicamente por ter um preço óptimo e por me parecer minimamente interessante. Podia perfeitamente ter passado ao lado desta pérola…

A Primeira Pessoa e Outras Histórias é um singular conjunto de narrativas. Sem nenhum aparente tópico em comum, debruça-se sobre o dia-a-dia. Sobre o dia-a-dia, os relacionamentos, tudo o que começa e acaba. Encontros e desencontros. Vida, morte e tudo o que está no meio. A autora dá-nos a conhecer a realidade sob a sua perspectiva, através destas histórias de estranhos. Provavelmente com influências autobiográficas, a colectânea inclui também histórias todas elas ficcionadas (como a da mulher que encontra um bebé deixado no seu carrinho de supermercado – e mais não digo!).

Foi uma agradável surpresa, talvez por não o esperar. Normalmente, as expectativas são mais inimigas do que amigas. Mas neste caso, a ausência de qualquer impressão a priori fez com que apreciasse bem mais esta obra de Ali Smith, autora que espero ter a oportunidade de voltar a ler em breve!


Sem comentários :

Enviar um comentário