domingo, 10 de maio de 2020

Opinião "Anjos e Demónios", Dan Brown


Sinopse: 

"Quando um famoso cientista do CERN é encontrado brutalmente assassinado, o professor de simbologia Robert Langdon é chamado para identificar o estranho símbolo gravado no peito do cientista. A sua conclusão é avassaladora: a marca é de uma antiga Irmandade chamada Iluminatti, supostamente extinta há séculos e inimiga da Igreja Católica. Em Roma, o Colégio dos Cardeais está reunido para eleger um novo Papa quando se apercebe do rapto de quatro cardeais, ao mesmo tempo que a Guarda Suíça é informada de que uma perigosa arma está na Cidade do Vaticano com o propósito de a destruir. Robert Langdon - quem não o conhece? - ajudado desta vez por Victoria Vetra, cientista do CERN, procura desesperadamente a antimatéria no meio das intricadas pistas deixadas pelos Iluminati, lutando contra o tempo para salvar o Vaticano."



Opinião: 

Já não lia uma obra de Dan Brown desde 2016! Dos livros publicados deste autor ainda não tive oportunidade de ler A Origem , a sua obra mais recente, e li agora Anjos e Demónios cujas críticas sempre apontaram para que fosse um dos melhores livros do autor, e concordo!

Depois de 4 anos sem folhear páginas deste género, é sempre bom voltar a casa. Voltar àquela felicidade de ler algo que apesar das inúmeras páginas nunca se torna maçador, àquela felicidade de num momento de lazer aprender algo! Dan Brown é sem dúvida um autor perito neste tipo de leitura – agradável e enriquecedora. 

Anjos e Demónios desenrola-se na cidade do Vaticano, e traz consigo um tema antigo e atual: a divergência entre a ciência e a igreja. Desde Galileu, passando por Bernini, vamos passo a passo conhecendo o caminho da iluminação – que nos leva ao esconderijo dos Iluminattii! Vamos relembrando o impacto da ciência na evolução do mundo e a importância da igreja para as pessoas que nele habitam.

Tudo começa com a morte do cientista Leonardo Vetra e o desaparecimento de uma substância muito perigosa - a antimatéria! E face às circunstâncias envolventes nesta morte, Robert Langdon é contactado, face ao seu conhecimento acerca dos Iluminattii. E a partir daqui, vemos o mistério a ser desvendado por ele e pela filha de Leonardo Vetra, também cientista.

É explicado ao leitor os grandes avanços da ciência ao longo do tempo e, ao mesmo tempo, o esforço da igreja para tentar conter a evolução científica. E se até meio do livro achamos que o autor nos iria levar a tomar uma posição em favor de uma em detrimento de outrem, a verdade é que graças às inúmeras reviravoltas ficamos no meio da balança que equilibra a razão e o coração, a racionalidade e a fé! E mais uma vez, o autor prega-me a rasteira habitual não só no que diz respeito ao culpado do mistério envolvente, mas também relativamente às certezas que eu poderia ter em relação a este assunto! 

Assim, Dan Brown será sempre um autor a reler! É um autor que recomendo para quem gosta de mistério e um pedacinho de cultura à mistura!


“O nosso cérebro vê por vezes o que o nosso coração gostaria que fosse verdade.”


Sem comentários :

Enviar um comentário