domingo, 18 de julho de 2021

Opinião "Meia-Noite em Chernobyl", Adam Higginbotham

Sinopse:

"A obra amplamente premiada e que inspirou a série de sucesso da HBO.

A história definitiva do acidente de Chernobyl, baseada numa investigação profunda sobre como a propaganda, o secretismo e os mitos encobriram a verdade de um dos maiores desastres do século XX.

O dia 25 de abril de 1986 foi um ponto de viragem na História. O acidente em Chernobyl não mudou apenas a nossa perceção da energia nuclear, mas também o conhecimento da delicada ecologia do planeta. Chernobyl foi igualmente importante na destruição da URSS e, como tal, na vitória dos Estados Unidos na Guerra Fria. Para Moscovo, foi um desastre político e financeiro – provocando a bancarrota de uma economia já vacilante –, mas também ambiental e científico. Esta é a história nunca contada dos eventos que começaram no centro de controlo do reator 4 da central nuclear de Chernobyl. Depois de centenas de entrevistas, consultas de cartas, memórias inéditas e documentos só agora tornados públicos, Adam Higginbotham revela-nos os acontecimentos dramáticos daquela noite através dos olhos dos homens e mulheres que os testemunharam em primeira mão e que enfrentaram um inimigo aterrador e invisível.


Meia-Noite em Chernobyl, uma obra amplamente premiada e que inspirou a série de sucesso da HBO, mostra-nos não só as dificuldades épicas de um império a morrer, mas também o heroísmo individual e desesperado num momento transformador da História.

Opinião:

Um dos maiores desastres do nosso planeta é-nos trazido para livro por Adam Higginbottham com este “Meia noite em Chernobyl”. Neste livro, o autor relata-nos toda a sequência de eventos que resultaram na catástrofe e como as autoridades responsáveis actuaram perante toda a tragédia, bem como as consequências que daí resultaram para toda a população daquela região.

Parti para esta leitura após ter visto a série, inspirada neste livro - ”Chernobyl” -, à qual é impossível ficar indiferente. 

Para a realização deste trabalho, Adam Higginbottham efectuou uma incrível investigação, pois todo o desastre foi tratado pelo governo com o maior secretismo, até não conseguirem esconder mais o que se estava a passar e, mesmo aí, nunca foi contada toda a verdade do que estava a acontecer.

O autor vai-nos contando a história através de várias pessoas e de qual o seu papel em toda a cadeia de eventos. Desta forma, há um avançar e recuar, em partes da história, o que a torna por vezes um bocadinho confusa. É um livro bem escrito, onde nos são descritos todos os conceitos técnicos, de forma a compreendermos o que se está a passar nos reactores nucleares e para percebermos o que pode correr mal a cada instante. No entanto, estas “aulas” não são aborrecidas nem muito complexas pois apenas é dito o essencial.

Este é um livro que nos faz pensar em quão frágil é a Humanidade, em como o querer fazer tudo depressa sem olharmos às consequências pode trazer desfechos aterradores, no sacrifício que tantas pessoas fizeram para tentar ajudar a controlar a catástrofe e como tudo poderia ter sido muito pior.


Sem comentários :

Enviar um comentário